Guia do Investidor
post locacao de imovel mendes ortega 940x627 1
Notícias

Morar ou investir? Especialista revela como descobrir qual a melhor opção em cada caso

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Adquirir o primeiro imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso ter um objetivo bem definido para fazer a melhor escolha. Para saber quais critérios devem ser levados em conta, o especialista Magno Baruk revela algumas dicas essenciais para orientá-los durante esse processo de aquisição. 

Morar ou investir? Entenda qual é a opção mais assertiva em cada opção

A fim de chegar à melhor resposta para essa questão, é necessário que o comprador alinhe a aquisição ao seu objetivo de vida, a médio e longo prazo. Tendo algumas respostas quanto ao projeto de vida, já é possível responder perguntas como: qual localização do imóvel é mais adequada? O que tenho em mente para os próximos anos? Quero um imóvel de quantos quartos? Entre outras.

“Às vezes a pessoa mora de aluguel e não quer sair do aluguel, mas ainda assim decide comprar e alugar. Às vezes a pessoa está morando de aluguel e decide comprar para morar e sair do aluguel. Cada caso é singular, existem diversos fatores que precisam ser analisados e ponderados, como: a capacidade de investimento mensal de uma parcela de financiamento, se existe ou não aporte de FGTS; se existe algum aporte de ato (sinal de entrada), além de fazer todo uma análise contextualizada no projeto individual de cada um, ou seja, às vezes a pessoa mora de aluguel e tem pretensão de morar fora do país, neste caso comprar um ativo e administrar de longe, pode não ser viável”, explica Magno Baruk, especialista no mercado imobiliário. 

A importância do passo a passo 

Depois de analisar o cenário a médio e longo prazo e identificar se é mais prudente adquirir um imóvel para morar ou investir, é preciso conhecer os perfis de imóveis mais adequados para cada um dos casos. Para investir, considerando os prós e contras, os principais modelos são: 

Imóvel usado: para quem tem interesse em adquirir para alugar, esse é um tipo de imóvel mais em conta do que os lançamentos e com uma vantagem muito interessante – a margem de negociação com o proprietário é muito maior do que com uma construtora, por exemplo. Além disso, o fato do imóvel estar pronto corrobora para um retorno de investimento mais rápido, na maioria das vezes,  sem necessidade de grandes obras. Entretanto, um dos pontos negativos é a possibilidade de problemas com a documentação, já que pode haver alguma pendência judicial que impeça a transação. 

Terreno: se o interesse é implantar algum negócio que não vá utilizar a estrutura de uma casa, é uma excelente opção. O comprador economiza em relação à compra de um terreno com casa, pode programar a construção da maneira que preferir e não fica refém de estruturas que poderiam ser mal feitas.

“Um cuidado importante para quem opta pelo terreno é procurar saber como está a documentação do loteamento e se existe alvará para construção. Fazendo isso antes de adquirir, evita futuros problemas”, acrescenta Baruk.

Imóvel na planta: o imóvel na  planta possui um valor muito interessante comparado ao mesmo imóvel depois de construído, além de haver um prazo maior para o planejamento do proprietário. Seja para alugar ou vender o imóvel depois de pronto, é preciso conhecer bem a construtora envolvida para que não haja decepções até a entrega do empreendimento. 

Já para quem tem interesse em comprar para morar, o especialista ratifica a importância de alinhar a aquisição com as noções de planejamento para os próximos anos.

“Para morar eu sempre indico e oriento que as pessoas analisem a usabilidade do imóvel. Não faz sentido a pessoa comprar um apartamento em um condomínio clube se não é compatível com sua realidade de lazer e vida. Isso pode gerar custos relevantes. Outra dica bem interessante é avaliar o atual momento da sua vida social e profissional, pois às vezes o novo imóvel pode caber no bolso, mas trazer uma dor de cabeça sendo distante do trabalho ou limitando mobilidades de lazer e cultura”, finaliza Baruk. 

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

5 dicas para sair do aluguel e começar 2024 em um imóvel próprio

Autor Convidado

Preço de Aluguéis dispara em janeiro

Guia do Investidor

Dicas de especialista para investir no setor imobiliário dos EUA

Guia do Investidor

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais variou 1,80% em outubro

Guia do Investidor

Pagar aluguel com investimentos pode ajudar no orçamento doméstico

Guia do Investidor

Venda de imóveis residenciais sobe 14,4% no ano, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Deixe seu comentário