Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O dólar não vai perder seu posto tão fácil: entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Lawrence Summers destaca desvantagens da China em fornecer moeda de reserva alternativa e rejeita declínio do dólar.

Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, descartou as especulações de que o dólar estaria perdendo seu domínio na economia global e ressaltou as desvantagens da China em fornecer uma moeda de reserva alternativa. A participação do dólar caiu para 58% no final de dezembro, a menor desde 1995.

Summers questiona a viabilidade de manter reservas em grande escala na moeda chinesa e insta os formuladores de políticas de Washington a se concentrarem em fortalecer as finanças de longo prazo do governo federal.

larry lawrence summers davos suica 20100127 original2 1

Dólar mantém posição de moeda de reserva apesar da queda na participação global

O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Lawrence Summers, rejeitou as especulações de que o dólar estaria perdendo seu domínio na economia global, apontando as desvantagens da China em fornecer uma moeda de reserva alternativa. Summers observou que a China está enfrentando um forte desejo de mover capital para fora do país, embora os controles de capital estejam restringindo o fluxo de saída.

Leia mais  Dólar encerra sequência de quedas e sobe diante do real

No final de dezembro, a participação do dólar nas reservas internacionais caiu para 58%, a menor desde 1995. No entanto, Summers questiona a viabilidade de manter reservas em grande escala na moeda chinesa, o renminbi, especialmente considerando a busca por estabilidade política e previsibilidade.

Summers alertou que o dólar só perderá seu status se os Estados Unidos não forem mais respeitados e fortes no mundo, e devido ao acúmulo de dívidas insustentáveis. Ele insta os formuladores de políticas de Washington a se concentrarem em fortalecer as finanças de longo prazo do governo federal e fortalecer o apelo dos EUA em comparação com a China.

Além disso, Summers critica a recusa do governo Biden em usar a política comercial como uma ferramenta para competir com a China, argumentando que os EUA abandonaram novos acordos comerciais e não estão fornecendo recursos para o mundo na escala que os chineses fornecem.


Leia mais  Saiba quais são os investimentos que garantem uma renda mensal em dólar
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar dispara frente ao Real com impacto de decisões da Petrobras

Guia do Investidor

Dólar recua após Powell e Lagarde manterem expectativas sobre juros

Guia do Investidor

Powell sinaliza cortes de juros e dólar recua

Guia do Investidor

Dólar sobe em dia de incerteza nos EUA e China

Guia do Investidor

Dólar cai; mercado aguarda China, Powell e payroll

Guia do Investidor

Dólar cai frente a emergentes; Semana fecha no negativo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário