Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O fim do Brasil? BC sem independência já é realidade para investidores

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A liberdade do Banco Central está com os dias contados? De acordo com a XP Asset, os preços dos ativos estão sugerindo que o Banco Central pode perder sua independência no futuro. Bruno Marques, gestor de fundos multimercados macro da empresa, destaca que a curva de juros futuros reflete as apostas dos investidores, mesmo com a perspectiva de inflação acima das metas para os próximos anos. Marques observa que essa dinâmica também levou o mercado a apostar em uma inclinação maior da curva de juros, indicada pelo diferencial de taxas de três e sete anos do DI, que atingiu recentemente seu maior nível em 17 meses.

Além disso, Marques comenta que o mercado não parece estar precificando a manutenção da independência do Banco Central e que as expectativas para cortes de juros ao longo do ano podem levar a taxa básica Selic para 12,75% em 2023. Além disso, a inflação implícita dos títulos públicos indica uma alta de cerca de 7% ao ano. Para Marques, o mercado está precificando um erro de política monetária por parte do BC.

Leia mais  Juros brasileiro pode cair a 3% ao ano

As críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do Banco Central e ao nível da Selic levaram a uma piora das expectativas para a inflação futura. Tanto a pesquisa Focus do BC quanto o mercado de títulos públicos indicam esse comportamento. A taxa de inflação implícita de dois anos subiu de 5,9% em meados de janeiro para 6,5% atualmente, enquanto a taxa de cinco anos pulou de 6,1% para 6,8% no mesmo período.

A mediana das projeções na pesquisa Focus mostra IPCA em 4% no próximo ano, acima da meta de 3%. Diante dos riscos de inflação e da crença de que um novo presidente do BC após Roberto Campos Neto terá uma postura diferente, a gestora passou a comprar títulos públicos atrelados ao IPCA de médio prazo. A XP Asset, que estava com uma posição pequena que lucrava com o aumento da inclinação, zerou a aposta diante do aumento da precificação de cortes e do avanço das taxas longas. O fundo macro da XP também deixou de aplicar em juros nominais curtos.

Leia mais  Presidente do Banco Central recebe elogios do Fundo Monetário Internacional

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Com Selic a 11,75%, aumenta renda fixa nas carteiras
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Diretor do BC indica possibilidade de corte na Taxa de Juros

Miguel Gonçalves

Dados do BC indicam ascensão de pagamentos digitais no Brasil

Guia do Investidor

Deixe seu comentário