Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O que é o ICVA? O Índice Cielo de Varejo Ampliado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ICVA é o índice que mede o desempenho do varejo brasileiro. Ou seja, esse indicador aponta o sobe e desce das vendas nos principais segmentos do país mês a mês.

Uma lupa sobre o varejo brasileiro

Criado em 2014, o Índice Cielo de Varejo Ampliado é o mensurador da movimentação no comércio varejista brasileiro. Com ele é possível acompanhar a movimentação das vendas.

O ICVA foi desenvolvido pelo setor de Inteligência da própria Cielo. E tem como objetivo fazer o acompanhamento das vendas nos estabelecimentos credenciados à empresa.

Atualmente, o índice mapeia 18 setores mensalmente. Ele acompanha as vendas tanto dos pequenos quanto dos grandes varejistas. Ao todo, já são mais de 1,4 milhões de estabelecimentos habilitados pela rede.

Em seu último relatório, o ICVA apresentou crescimento do varejo brasileiro em 2,3% no mês de agosto. Esse percentual já é considerado descontando a inflação, e comparando ao mesmo período de 2018.

Leia mais  Porque as ações de varejo despencaram?

De acordo com o mesmo relatório, se considerar em termos nominais, esse crescimento foi de 5,7%. Dentre os fatores positivos, está o calendário com um sábado a mais, pois esse é o dia de maior movimento no comércio.

Fonte: Blog Cielo

Entendendo o ICVA

O ICVA acompanha os setores de bens duráveis e semiduráveis, bens não duráveis e serviços. Além disso, ele acompanha o varejo brasileiro em todas as regiões do país.

Para fins de cálculo, o índice foi desenvolvido de forma a refletir as vendas não apenas com cartões. Mas também aquelas em que representam a verdadeira dinâmica de consumo das vendas.

Assim, existem três tipos de ICVA, que são: Nominal, Deflacionado e Nominal/Deflacionado. O ICVA Nominal aponta o crescimento da receita nominal, fazendo um comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Já o ICVA Deflacionado registra o ICVA Nominal, porém descontada a inflação. Nesse caso, o IPCA-IBGE é utilizado como deflator. Assim, é possível analisar o crescimento do varejo sem o aumento de preços.

E o ICVA Nominal/Deflacionado considera o ajuste de calendário para fins de comparação com o mesmo período de anos anteriores. Assim, a variação nas vendas permite observar as oscilações positivas e negativas do ICVA.

Leia mais  Balanço e-commerce 2022: faturamento das vendas online de moda e acessórios ultrapassa os R$ 20 bilhões

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cielo registra lucro líquido de R$ 503,1 milhões no 1T24

Márcia Alves

Vendas no Varejo caíram 1,1% em março, indica o ICVA

Paola Rocha Schwartz

Comércio Varejista Brasileiro cresce acima do esperado, diz IBGE

Guia do Investidor

Vendas de Páscoa podem crescer 4,5%, diz pesquisa

Guia do Investidor

Vivara (VIVA3) anunciou troca de CEO na sexta-feira (15)

Márcia Alves

Varejo 2024: expectativa e tendências

Autor Convidado

Deixe seu comentário