Guia do Investidor
petrobras metas
Notícias

Para preço cair, só com concorrência no refino dos combustíveis

A política de preços dos combustíveis é a grande discussão do brasileiro nesta semana. A está declarada entre o da república e do senado contra a (PETR3;PETR4), e quem está perdendo o embate é a brasileira que sofre com as altas.

Na Petrobras, os diretores também têm razão em reclamar que a não consegue controlar os preços — o que distorce o mercado interno e pode levar à desabastecimento. Não há solução imediata para esse problema, aliás, ele é global, mas se o país conseguir algum progresso após essa crise, é retirar o monopólio da Petrobras trazendo alguma concorrência no refino. A refinaria da Petrobras responde atualmente por 85% da capacidade de refino do . (A Petrobras detém 99% da refinaria até que a refinaria Landulfo Alves seja privatizada no final de 2021.) Em 1997, a Lei 9.478, conhecida como abertura do mercado de petróleo, permitiu o privado em exploração e produção (o chamado E&P) e refinamento. . A lei fez maravilhas para exploração e produção, atraindo dezenas de bilhões de dólares de empresas no Brasil, Estados Unidos, China e Europa.

No entanto, a única refinaria vendida é a da Bahia. Como o espectro do controle de preços ainda está pairando no ar, e como o CADE não é imposto, o cronograma de vendas fica nas mãos da Petrobras. Essa deve focar na retomada e conclusão desse processo.

Leia mais  Petrobras (PETR4) afreta FPSO Alexandre Gusmão no Campo de Mero

Se privatizarmos as refinarias e incentivarmos a construção de novas, os brasileiros pagarão cerca de 10% do preço da gasolina e do diesel.

Quando a Petrobras e outros importadores importam gasolina e diesel do exterior, eles pagam (nós pagamos) o preço da gasolina no Golfo dos EUA, mais frete e seguro. No entanto, se o Brasil for autossuficiente ou exportador de produção de derivados, pagaremos aqui apenas o preço internacional, sem frete e seguro. Soluções temporárias ou superficiais muitas vezes surgem nos debates sobre os preços dos combustíveis.

Mas criar concorrência no refino seria uma solução estrutural, com benefícios de longo prazo para o país como um todo.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Ações de Petróleo disparam nesta segunda; o que aconteceu?

Leonardo Bruno

Comitê da Petrobras aprova nome de Caio Andrade para presidência

Agência Brasil

STF prorroga prazo para Petrobras (PETR4) prestar informações sobre preço dos combustíveis

Ruan Sousa

Diretoria da Petrobras (PETR4) aprova venda de participação nos campos Golfinho e Camarupim à BW Energy

Ruan Sousa

Com crise interna, é o momento de comprar ações da Petrobras?

Leonardo Bruno

Em dia complicado, ações de Petróleo derretem na bolsa

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário