Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Produção industrial encolhe em agosto, mas abertura é favorável

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O IBGE inforou que a produção industrial brasileira recuou 0,6% m/m em agosto, queda em linha com a estimativa mediana do mercado e mais acentuada que nossa projeção (-0,3% m/m). Em relação a agosto de 2021, a produção subiu 2,8% a/a.

Entre as grandes categorias, a produção de “bens duráveis” liderou as altas, subindo 6,1% m/m após ter recuado 7,8% m/m em julho. A produção de “Bens de capital” também cresceu (+5,2% m/m) em agosto após queda de 3,7% na margem no mês passado. Por outro lado, “semi e não duráveis” e “bens intermediários” foram as principais quedas (-1,45% m/m e -1,43% m/m, respectivamente).

Em agosto, 17 dos 25 ramos da indústria tiveram crescimento da produção, o que resulta em uma difusão de 68%, contra 40% em julho.

Leia mais  Privatizações: como derrubar o “ranço” da adoração de estatais

Os segmentos que se destacaram mais positivamente foram “máquinas e equipamentos” (+12,4% m/m), revertendo a queda de 10,4% m/m em julho. “Veículos” também subiu (10,8% m/m), após a queda de 10,8% m/m em julho. Por outro lado, “têxteis” e “derivados do petróleo” foram as principais quedas em agosto, caindo 4,6% m/m e 4,2% m/m. Alimentos também recuaram (-2,6% m/m).

Em suma, a abertura da produção industrial de agosto dá espaço para mais otimismo que o headline. Numerosos setores se recuperaram do mau desempenho de julho e a dispersão do crescimento melhorou bastante.

Com base nas informações disponíveis (apenas soft data até agora), nossa estimativa para a produção industrial de setembro é -0,9% a/a e -1,5% m/m.

image 44
image 45
image 46
image 47

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  PIB e produção industrial crescem no terceiro trimestre
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Produção Industrial apresentou uma queda de 0,3% em fevereiro

Paola Rocha Schwartz

Produção industrial brasileira recua 1,6% em janeiro

Guia do Investidor

Vendas de cimento apresentam leve recuperação

Guia do Investidor

Produção industrial: esfriamento prossegue em outubro

Leonardo Bruno

Produção industrial recua em setembro após quatro altas, diz CNI

Gabriele de Paula

Duas propostas importantes para ampliar a competitividade

Autor Convidado

Deixe seu comentário