Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Pronampe tem melhores condições que bancos, mas ainda não atende plenamente o setor

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na última semana, a concessão de crédito para MEIs (microempreendedores individuais) e micro e pequenos empreendedores por meio do Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, trouxe ao mercado melhores condições do que as oferecidas tradicionalmente pelas instituições bancárias, mas o programa ainda não atende plenamente o setor, principalmente para enfrentar as condições atuais de crise econômica.

É o que aponta um diagnóstico da Fenacon, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Link). “Se nós formos comparar o Pronampe de 2020, oferecido na pandemia, com esse que foi liberado agora, a diferença é bem sensível. Porque antes, nós tínhamos juros em torno de 3,5% ao ano, agora esses mesmos juros estão a 19,25%”, aponta Diogo Chamun, diretor legislativo da Fenacon.

Leia mais  Nano Franquias: franquias a partir de 650 reais

Chamun também apontou que o empreendedor ainda lida com os efeitos da Selic, que aumentou na quarta-feira (03/08), na última reunião do Copom.

“Durante a pandemia, a Selic estava em um patamar muito baixo, o que fazia com que os juros girassem em torno de 3,5% ao ano no primeiro Pronampe. Agora, com a Selic a 13,75%, esses mesmos juros estão chegando a aproximadamente 20%”.

O especialista aponta que, somando a Selic e os juros do Pronampe, a linha de crédito específica ao micro e pequeno empreendedor ainda acaba sendo vantajosa, já que os créditos disponíveis no mercado têm juros acima dos 30% ao ano:

“O Pronampe é uma linha de crédito que acaba compensando ao empreendedor e, por ser extensa, disponível até 2024, estima-se que ela vai liberar entre R$ 30 a 50 bilhões para o setor”, conclui.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  PagSeguro, Cielo, Getnet e Rede: comparativo entre maquininhas de cartões
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Perdeu o prazo de adesão ao Simples Nacional? Veja como regularizar

Guia do Investidor

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter

Guia do Investidor

Os riscos penais de abertura de empresas de fachada

Autor Convidado

Como fazer um planejamento adequado da sua empresa para 2024?

Autor Convidado

Quase 1/3 das microempresas brasileiras fecham após cinco anos

Guia do Investidor

Black Friday: PMEs online faturam R$301 milhões

Guia do Investidor

Deixe seu comentário