Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Quem é Mauro Vieira, o futuro ministro das Relações Exteriores do governo Lula

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente eleito Lula (PT) anunciou o diplomata Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores.

Carioca, Mauro Luiz Iecker Vieira, de 71 anos, é bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente embaixador do Brasil na Croácia, desde 2018, Vieira já foi Ministro das Relações Exteriores antes, entre 2015 e 2016, durante o governo de Dilma Rousseff, mas foi exonerado após o impeachment da ex-presidente.

Vieira trabalhou na embaixada do Brasil na Cidade do México entre 1990 e 1992 e na embaixada em Paris de 1995 a 1999.

Já em 2004, foi embaixador do Brasil na Argentina até 2010. Em 2005, foi promovido pelo então presidente Lula ao grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Militar.

Após a exoneração, foi nomeado embaixador do Brasil nos Estados Unidos de 2010 a 2015, quando retornou ao Brasil e foi indicado como Ministro das Relações Exteriores de Dilma Rousseff.

Leia mais  Petrobras registra lucro menor e corte de dividendos sob governo Lula

Foi exonerado da chefia do Itamaraty após o impeachment da ex-presidente. Em 2016, Vieira foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU.

No governo Bolsonaro, ele foi designado para o cargo de embaixador do Brasil em Zagreb, na Croácia.

Conhecido como Traidor?

Apesar de ter sido chanceler na gestão de Dilma Rousseff, Vieira é apontado como padrinho de Ernesto Araújo, que foi subchefe de gabinete de Mauro Vieira no governo Dilma e também comandou o Ministério das Relações Exteriores no governo Jair Bolsonaro.

Além disso, quando foi embaixador em Washington, Vieira levou Araújo para ser seu número dois.

Entre os petista do Itamaraty, ele também não é muito bem visto, isso porque, quando a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment, em 2016, ele teria dito a diplomatas que ela não tinha sofrido injustiça no processo. Assim, ele é visto como traidor do governo que integrava.

O Itamaraty é uma das prioridades do próximo governo, visando “recuperar a imagem do Brasil na comunidade internacional”.

Leia mais  Carta de Milei é insuficiente para diálogo com Lula

Segundo o blog de Gerson Camarotti, no G1, um interlocutor de Lula disse que Mauro Vieira ligava “constante para Lula” durante a prisão, em um período em que muitos se afastaram do ex-presidente.

“O Lula tem essa relação de afeto com as pessoas”, disse a fonte.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  O banho de água fria nas expectativas otimistas de Lula
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Carta de Milei é insuficiente para diálogo com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Democracia está morrendo no Brasil, diz Wall Street Journal

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário