Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Saiba quem é Pedro Castillo, o presidente golpista do Peru que é apoiado pelo PT

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Atual presidente do Peru com 53 anos, Pedro Castillo, chamou a atenção da mídia internacional ao declarar nesta quarta-feira (7) que estaria dissolvendo o Parlamento do país e convocando novas eleições. Contudo, logo depois foi destituído do cargo e preso por “permanente incapacidade moral”.

Ele foi eleito em julho de 2021, em uma eleição apertada, derrotando a conservadora Keiko Fujimori. Ele ficou conhecido no cenário nacional em 2017, após liderar uma greve de professores de quase três meses exigindo aumento de salários.

A vitória surpreendente nas urnas acabou contestada, sob alegações de fraude. Ele assumiu o cargo apenas seis meses após o resultado do pleito.

As eleições, muito polarizadas, sinalizaram um país profundamente dividido em meio a uma crise política, como também nas áreas de Saúde e Economia.

Em um país com eleitores decepcionados com seus políticos tradicionais, ele acabou sendo uma grande surpresa no primeiro turno das eleições do país.

Leia mais  É oficial! Impeachment de Lula é protocolado com record de assinaturas

Em sua campanha, Castillo chegou a prometer desativar o Tribunal Constitucional, afirmando que a Suprema Corte do país defendia a “grande corrupção”. Mas depois, mudou de tom e prometeu seguir a Constituição “enquanto ela estiver em vigor”.

Destituído do cargo e preso

Depois que Pedro Castillo decretar estado de exceção, uma sessão de emergência do Parlamento foi convocada, e o presidente destituído por “permanente incapacidade moral”.

A moção teve o apoio de 67 parlamentares e admitida em debate com 101 votos a favor. Seis parlamentares votaram contra, e houve 10 abstenções.

O Congresso convocou Dina Boluarte, vice-presidente de Castillo, para assumir a presidência. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

Em um vídeo, os procuradores Patricia Benavides, Zoraida Ávalos, Pablo Sánchez e Juan Carlos Villena afirmaram que o presidente tentou dar um golpe de Estado e que nenhuma autoridade pode se colocar acima da Constituição.

Apoio do PT a presidente golpista

O presidente do Peru que teve três impeachments também é apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil. Veja a seguir em nota oficial no site do PT a declaração aberta de apoio ao presidente golpista do Peru:

Leia mais  Mais um pedido de Impeachment de Lula é protocolado por Deputados
nota pt presidente peru
nota pt presidente peru

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Colômbia: Protestos pedem Impeachment de Petro

Márcia Alves

PT ameaça deputados que assinaram impeachment de Lula

Guia do Investidor

É oficial! Impeachment de Lula é protocolado com record de assinaturas

Guia do Investidor

Carla Zambelli intimada pelo STF 24h após movimento de impeachment

Guia do Investidor

Pedido de Impeachment de Lula bate recorde de assinaturas

Guia do Investidor

Impeachment de Lula já tem mais de 100 assinaturas

Guia do Investidor

Deixe seu comentário