Guia do Investidor
taxa pix nubank
Pix

Taxa Pix Nubank: quanto custa fazer um PIX pelo Nubank?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No final de 2022, muitas pessoas começaram a acreditar que o governo Lula passaria a taxar o PIX. Mas aqui no Guia do Investidor, já mostramos que isso não se passou de uma fake news. Entretanto, por mais que nesse ano de 2023 não aconteça nenhuma taxação no PIX, ainda assim, essa é uma regra apenas para pessoas físicas, MEIs e empresários individuais. Então, alguns bancos cobram taxas para certas empresas, e hoje falaremos sobre a taxa PIX do Nubank para esse caso.

A taxa PIX para pessoas jurídicas já existe há algum tempo, sem ter relação com a mudança de governo. Segundo o Banco Central, as instituições bancárias são livres para decidir se querem cobrar essa taxa, bem como o valor dela. Mas, caso seja cobrado, há algumas condições e regras que devem ser seguidas se uma atividade comercial for identificada. Essas são:

  • Quando a pessoa jurídica recebe pagamentos via QR Code dinâmico, a taxação pode ocorrer
  • Se teve mais de 30 transações PIX no mês, independente se elas foram por QR Code, código copia e cola ou chave PIX, a taxação pode ocorrer
  • Caso a conta seja exclusivamente comercial, e a cobrança é dita em contrato.
  • A instituição deve informar o valor da taxa para a PJ
  • A tarifa tem que estar exposta no comprovante
  • O valor da taxa também deve estar no extrato bancário
  • O banco precisa divulgar uma tabela de tarifas para que as PJ possam consultar os valores quando quiserem
  • Um canal de contato com o banco deve existir para eventuais dúvidas.

Assim, a partir dessas condições de funcionamento e das regras impostas pelo Banco Central, a taxa PIX Nubank pode entrar em vigor. Será que entrou? Acompanhe o post.

taxa pix nubank
Taxa PIX Nubank

Como é o PIX para Pessoa Jurídica?

O funcionamento do PIX para uma pessoa física e uma pessoa jurídica é o mesmo. Basta ter uma chave cadastrada, podendo ser CPF/CNPJ, número de telefone, e-mail ou aleatória, ou então os métodos de QR Code estático (compartilhado com os clientes para diversas transações), dinâmico (gerado para cada pagamento) e PIX copia e cola. Apenas existe um método diferente, que é colocando os dados da empresa, como nome do banco, número da agência, conta corrente e CNPJ.

Assim, a única diferença, de fato, é o Banco Central entregar a possibilidade de taxação para as agências. Então, se uma atividade comercial está vinculada a essa pessoa física, como a compra e venda de produtos ou de serviços, a cobrança da taxa pode existir tanto para um pagamento quanto para um recebimento.

No mais, o método que mais vem se tornando popular é o pagamento por QR Code, pois é mais seguro, evitando possíveis erros ao digitar os dados manualmente, além de ser ainda mais prático: basta apontar a câmera do celular, sem precisar digitar nada. Além disso, hoje também é possível receber PIX pela maquininha de cartão. Basta informar o valor da venda e selecionar a opção PIX/QR Code que será gerado um QR Code na tela da maquininha para ser lido pelo cliente.

Leia mais  Saque e Pague ultrapassa meio milhão de transações com Pix

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Entretanto, nem todas as instituições bancárias aderiram as taxas. Temos exemplos de bancos ou fintechs que cobram, bem como outros que não cobram. Entre os que cobram a taxa, temos o Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Banco do Nordeste. Já entre os que não cobram, temos o C6 Bank, Caixa Econômica, Inter, Nubank, Neon, PicPay e Banco Mercantil do Brasil.

Ao analisar estes nomes, podemos notar que a maioria das agências padrão cobram pela taxa, enquanto as fintechs e bancos virtuais não cobram.

Taxa PIX Nubank

Dessa forma, como vimos acima, o Nubank está entre os bancos que não cobram a taxa PIX para pessoas jurídicas, diferentemente da maioria das agências bancárias padrão. Mas então, se o Nubank não cobra nenhuma taxa, porque falamos dele aqui?

Isso porque o Nubank cobra uma taxa ao fazer PIX com o cartão de crédito. Vamos te explicar como funciona.

O que é o PIX com cartão de crédito?

pix com cartao
PIX com cartao

Em geral, não é o método de pagamento mais utilizado: ou as pessoas fazem o PIX padrão, ou então, usam o cartão de crédito diretamente. Mas essa acaba sendo uma solução para quem precisa fazer uma transferência, mas está sem saldo na conta. Além disso, é possível também parcelar o PIX, em até 12 vezes sem juros.

Para fazer isso, o Nubank permite com que o cliente use o valor do limite do cartão de crédito – que é dado como opção de escolha, realizar um PIX com o saldo da conta ou pelo limite. Assim, a cobrança é feita como se fosse uma compra, recebendo na fatura do mês e podendo ser parcelado.

E saiba que quem receberá o PIX não ficará no prejuízo. A pessoa recebe o dinheiro na hora, que nem um PIX normal, sem nem saber que veio do cartão de crédito.

Leia mais  PIX: BC começa a testar sistema de pagamentos instantâneos

Entretanto, mesmo com toda essa praticidade, é necessário ter cuidado ao utilizar o PIX com cartão de crédito do Nubank. Isso porque, diferente do PIX normal, direto da conta corrente, esse tipo de PIX cobra juros e IOF.

Passo a passo para utilizar o PIX com cartão de crédito Nubank

Para realizar esse PIX é muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Abra a área do PIX no aplicativo Nubank
  2. Selecione qualquer opção de transferência
  3. Insira o valor e chave PIX ou leia o QR Code
  4. Clique em “Escolher como transferir
  5. Em seguida, selecione a opção “cartão de crédito
  6. Coloque a quantidade de parcelas que deseja
  7. Confirme os dados e veja quais as taxas cobradas
  8. Clique em “transferir” e digite sua senha para confirmar
  9. E a transferência PIX via cartão de crédito Nubank está feita!

Por fim, basta aguardar o valor aparecer na fatura do cartão de crédito e efetuar o pagamento até a data de vencimento.

Quais as taxas do PIX Nubank por cartão de crédito?

Já sabemos que para todas as pessoas físicas o PIX é gratuito e para pessoas jurídicas é de escolha do banco. O Nubank escolheu não cobrar taxa, mas como o PIX por cartão de crédito vai além de uma transferência instantânea do saldo da conta corrente, as taxas são cobradas para qualquer usuário, seja pessoa física ou jurídica. Nesse caso, cobram-se juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Banco Taxa de Juros IOF
Nubank 3,99% ao mês, acompanhada de cada parcela. Varia entre 0,38% e 3,38%.

No mais, é possível antecipar o valor total ou parcial da fatura, bem como em compras parceladas pode por parcelas futuras na fatura atual e quitar com desconto.

Por fim, Jeremy Selesner, diretor da área de cartões do Nubank explicou o seguinte para a revista Exame:

O Pix está crescendo cada vez mais no mercado varejista e de serviços, e muitos comerciantes oferecem um desconto pelo seu uso. Com o Pix no crédito, oferecemos aos clientes uma alternativa para aproveitar esses descontos, ao mesmo tempo em que permitimos parcelar a compra para melhor adequar às suas necessidades financeiras

Jeremy Selesner

Como dito anteriormente, o Banco Central deixa a critério dos bancos a existência ou não da cobrança de taxa para PJ, mas caso corra, o valor deverá estar marcado no comprovante e no extrato, a fim de existir esse tipo de controle. E lembre-se: as taxas estão sempre sujeitas a mudanças, então é necessário que os comerciantes estejam atentos a isso. Bem como cabe ao banco avisar antecipadamente.

Taxa PIX: Bancos Virtuais x Tradicionais

Como falamos anteriormente, Nubank, C6 Bank, Caixa Econômica, Inter, Neon, PicPay e Banco Mercantil do Brasil não cobram taxa PIX para pessoa jurídica. Também, podemos citar o Banco Original e o Linker como mais exemplos de instituições financeiras que isentam essa taxa.

Com exceção da Caixa Econômica, é possível notar que todos os bancos citados se tratam de bancos virtuais. Enquanto os que cobram (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Banco do Nordeste) são clássicas agências padrão, que já funcionam por décadas.

Leia mais  Transferências PIX começam oficialmente hoje: saiba mais

Dessa forma, podemos concluir que a cobrança de taxa está muito ligada com a imagem do banco dentro da sociedade. Normalmente, essas agências padrão já possuem uma clientela consolidada, visto que são bancos antigos e que operam há anos. Assim, seus clientes provavelmente estarão dispostos a pagar pelas taxas PIX por conta da fidelidade e segurança que possuem com a instituição.

Agora, quando falamos de bancos virtuais, muito se fala também da praticidade e inovação. Os bancos virtuais se tornaram populares, principalmente com a geração mais jovem, por conta da facilidade de abrir uma conta, bem como pela isenção de taxas, como a de manutenção de conta e anuidade do cartão.

Por isso, cobrar uma taxa PIX para pessoa jurídica poderia ser um fator que quebre com o conceito de inovação desses bancos, e ainda, deixar de atrair novos clientes. Até porque muitas pessoas são inseguras quanto aos bancos virtuais, principalmente os mais velhos, então a isenção de taxa é um fator que chama atenção, de fato.

Portanto, podemos interpretar a não cobrança dessa taxa como mais um diferencial que as contas digitais apresentam para o público que ainda pode se encontrar em dúvida sobre abrir uma conta tradicional ou migrar para a novidade.

Conta Nubank

Agora que você já sabe tudo sobre a taxa PIX Nubank, mas ainda não possui uma conta nesse banco, vamos aproveitar para sanar as dúvidas que você tem e então decidir se vale a pena abrir uma conta nesse banco.

Nos últimos anos, os bancos digitais cresceram muito no mercado, e o Nubank é visto como o principal responsável e difusor desse tipo de instituição.

Além das já ditas isenções de taxas que o banco oferece e a facilidade e praticidade para abrir uma conta, existem mais benefícios: o dinheiro rende mais que a poupança na conta corrente, sendo 100% CDI. Eles também oferecem o sistema de “caixinhas”, onde você pode guardar seu dinheiro para um objetivo, e lá ele fica rendendo também em 100% CDI.

Ainda, você também opções de investimentos para fazer, caso queira investir seu dinheiro, bem como pode comprar criptomoedas a partir de R$1. E, se necessário, eles também oferecem seguro de vida e seguro celular. 

Além disso, o app é muito fácil de usar, permitindo você solicitar aumento do limite do cartão e gerar boletos. E o cartão também é muito atrativo, pois além de ser internacional, eles oferecem também o cartão de crédito virtual.

O cartão de crédito virtual do Nubank é uma nova tecnologia para meio de pagamentos, propondo comodidade e segurança extra. Você só precisa solicitar no aplicativo e ele ficará disponível direto no seu celular. Com ele, você não precisa de um cartão físico, podendo realizar pagamentos por aproximação pelo celular, além de inúmeras outras vantagens.

Saiba que o Guia do Investidor já preparou para você as melhores respostas sobre o banco. Clique aqui e saiba se abrir uma conta Nubank vale a pena.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Boletos serão obsoletos?

Guia do Investidor

“PIX de centavos pode ter velocidade reduzida”, diz especialista

Guia do Investidor

Uso do Pix teve aumento de 300% em 2023, aponta pesquisa

Guia do Investidor

G20: Brasil destaca tributação de super-ricos e reformas financeiras

Márcia Alves

Nubank (ROXO34) registra lucro de US$ 395,8 Milhões no 4º Trimestre

Mateus Sousa

Deixe seu comentário