Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Títulos públicos de longo prazo indexados à inflação têm os melhores retornos de março

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O IMA-Geral, índice da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) que reflete a carteira de títulos públicos em mercado, avançou 1,86% em março. No acumulado do trimestre, o indicador registra ganhos de 3,63%. As carteiras de longo prazo foram o destaque do mês: o IMA-B 5+, que reúne NTN-Bs (papéis indexados à inflação) com vencimentos acima de cinco anos, teve o melhor desempenho entre os subíndices do IMA: 3,73%. Com o resultado, ele soma 3,61% de rentabilidade acumulada no ano.

“Em março, os investidores mostraram apetite por títulos de longo prazo, principalmente depois de diversos meses convivendo com incertezas fiscais que podem estar próximas do fim. Com o aumento da percepção de que o juro real, ou o prêmio de risco, está perto do seu teto, há o incentivo para a aquisição desses papéis mais longos no mercado secundário, o que gera sua valorização”, afirma Marcelo Cidade, economista da ANBIMA.

O IRF-M 1+, subíndice que acompanha os prefixados com vencimentos acima de um ano, registrou retornos de 2,67% no mês e de 4,23% no ano. Já entre os papéis de curto prazo, o IRF-M 1, composto por prefixados de até um ano, e o IMA-S, que reflete as carteiras das LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) com vencimentos de um dia, valorizaram 1,23% e 1,15%, nesta ordem.

Leia mais  A pressão da inflação da pandemia sobre as famílias mais pobres

Títulos corporativos

O IDA Geral (Índice de Debêntures ANBIMA), que representa as debêntures marcadas a mercado, registrou avanço de 1,36% em março, mas segue com recuo de 0,93% no ano. Assim como aconteceu entre os títulos públicos, os papéis corporativos de prazos mais longos se destacaram no mês.

O subíndice IDA-IPCA infraestrutura, que reflete o comportamento das debêntures incentivadas, teve retorno positivo de 2,36%. O IDA-IPCA ex infraestrutura, que acompanha os títulos sem benefício fiscal, apresentou rentabilidade de 2,09% no mês. Já a carteira de menor prazo, o IDA-DI, que investe em debêntures indexadas à taxa DI, registrou ganho de 0,76% em março.

Confira os dados completos no Boletim de Renda Fixa da ANBIMA


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Expectativas de inflação no Brasil para o 2º semestre de 2022
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário