Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Petrobras agora está livre para continuar desinvestimentos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após a Petrobras (PETR4) anunciar o processo vinculante pertinente à venda da subsidiária integral Petrobras Biocombustíveis (PBIO), outra notícia relacionada ao desinvestimento da estatal surge.

Acontece que o Congresso Nacional impedia a venda de refinarias, alegando que este poderia ser um processo danoso aos bens da União.

 “Zelar pelos bens pertencentes da União, e a disponibilidade destes, é atribuição do Congresso, sendo obrigatória sua participação para sustar atos que exorbitem o poder regulamentado pelo Executivo”

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal

Basicamente, o processo de desinvestimento não somente trata da venda de todas as ações da Petrobras na PBIO, mas também inclui as três usinas de biodiesel

Até então, o Congresso apresenta posicionamento contrário à medida proposta, pois julga haver interesses adversos por trás das vendas.

Curiosamente, o primeiro opositor foi o ministro Alexandre de Moraes, dizendo que a venda é uma “legítima opção gerencial do controlador acionário da Petrobras”.

Leia mais  Petrobras (PETR4): Ministério de Minas e Energia divulga indicados para Conselho, com Paes de Andrade como CEO

Anteriormente à decisão do STF, a Petrobras defendeu a necessidade de venda das oito refinarias, uma vez que o plano está inserido no processo de desaceleração de investimentos e que esse molde “é o que mais agrega valor ao ativo, sendo o meio mais eficiente.”

A estatal inclusive argumentou, por meio de seu representante, frisando ser a “petroleira mais endividada no mundo”, e que, portanto, medidas precisariam ser tomadas.

Resolução

Por fim, com  seis votos a quatro, os ministros do STF decidiram nesta quinta-feira (01) liberar a venda das refinarias.

O argumento dos ministros favoráveis diz que o plenário do STF compreende não haver ilegalidade na criação de subsidiárias para privatização sem aval do Congresso Nacional ou procedimento licitatório. 

Votaram a favor da operação de desinvestimento, os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; Os votos contrários partiram do relator do processo, Edson Fachin,  da ministra Rosa Weber, e dos ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

Leia mais  Desinvestimento em polo e nova parceria com o estado: Confira as movimentações da Petrobras hoje

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai ao menor nível em 20 dias

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras abre licitação para retomar obras em alvo da lava jato

Paola Rocha Schwartz

Reoneração da folha passa a valer de forma oficial

Márcia Alves

Guide Investimentos altera sua carteira de dividendos para Maio

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha abril em queda devido a cautela antes de decisão do Fed

Rodrigo Mahbub Santana

Desoneração da folha causará demissões, dizem sindicatos

Márcia Alves

Deixe seu comentário