Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Aquisições em alta: otimismo, apreensão ou simplesmente oportunidade?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ano de 2021 foi marcado por um crescimento expressivo na prática de M&A no Brasil, na ordem de 65%. Fusões e aquisições estiveram no processo de consolidação de grandes empresas, tanto as que já tinham presença no país, como as que optaram por ingressar com novos investimentos em nosso mercado.

No início de 2022, existia a perspectiva de que o mercado de aquisições estaria mais modesto, pois se imaginava que o represamento de transações, já tivera sido corrigido em 2021, principalmente pelo fato de estarmos falando de um ano com muitos acontecimentos internos, sendo o mais importante, a disputa pelo comando do maior posto do Executivo do nosso país e consequente mudança nas políticas já existentes, face à polarização vigente.

Na prática, o que se imaginava com um mercado mais receoso, na espera do que poderá acontecer com uma eventual e significativa mudança no rumo do Brasil, converteu-se em oportunidade para investidores e grandes empresas.

Leia mais  Ambipar (AMBP3) adquire canadense Emerge Hydrovac

Para se ter ideia dos números: o primeiro semestre de 2022 mostra um aumento de 14% no número de transações ocorridas, quando comparado ao mesmo período de 2021 (812 em 2021 e 926 em 2022); replicando para a área de suporte a transações da RSM esse número se mostra ainda mais expressivo, com um aumento de 32% apurado logo no 1º semestre de 2022.

O que se percebe é uma corrida bastante grande de potenciais investidores, já no segundo semestre de 2022.

Porém, é evidente que o período da Covid-19 atrelado à guerra da Ucrânia e consequente arroxo da economia no geral, leva os grandes investidores a fazerem bons negócios, pois muitos empresários acabam optando por realizar seus ativos.

Dessa forma, acredito que estamos vivendo um misto de oportunidades, pois é inegável que o valor dos ativos, face aos cenários menos ambiciosos econômicos, possibilita uma conjuntura para investidores concretizarem processos de consolidação e pulverização de suas carteiras de investimentos.

E também, do lado de quem vende, é a possibilidade, muitas vezes, de sair em grande estilo de um negócio que não possui sucessão direta ou que estaria na linha do tempo fadado a um processo de consolidação, ou até mesmo de desinvestimento por conta do atual cenário mundial.

Leia mais  Fusões e aquisições no setor de serviços financeiros caem 34% no semestre

Nem otimismo, tampouco apreensão. O que vemos acontecer, é que uma corrida pela conclusão de transações, ocorre exclusivamente pelaoportunidade de investidores e vendedores, de acharem o ponto de intersecção de suas trajetórias.

Por Laércio Soto, Managing Partner da RSM Brasil, a 6ª maior empresa de Auditoria, Consultoria, Tributos e Contabilidade do mundo.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Breaking: BTG Pactual compra Kinvo por R$ 72 milhões
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Enauta e 3R anunciam fusão com produção próxima à PRIO

Paola Rocha Schwartz

Enauta propõe fusão com 3R

Rodrigo Mahbub Santana

Enauta (ENAT3) faz proposta de fusão para a 3R Petroleum

Paola Rocha Schwartz

StormGeo compra 100% da Climatempo

Guia do Investidor

Fusões e aquisições de Consumo e Varejo sobem 33,7%

Guia do Investidor

Fusões e aquisições caem 21,5% no Nordeste, diz KPMG

Guia do Investidor

Deixe seu comentário