Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bancos agora possuem acesso ao Cadastro Positivo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os bancos conseguiram a permissão para acessar o cadastro positivo que visa ajudar na concessão de crédito. Dessa forma, os clientes terão uma chance muito maior de obter crédito nessas instituições bancárias.

Assim, essa base de dados irá cumprir um direito que os clientes possuem e que só agora foi aprovado. Então vamos saber mais sobre o assunto e entender como funciona esse tipo de cadastro e para que ele serve.

Cadastro positivo é liberado para os bancos

De acordo com as informações obtidas a respeito do mercado bancário, os bancos poderão acessar o cadastro positivo. Desse modo, eles terão acesso aos dados da base dos clientes e poderão analisar seu histórico.

Leia mais  Estimativa para expansão do crédito em 2022 cresce e chega a 7,6%, mostra pesquisa da FEBRABAN

Ou seja, essas informações permitirão que os bancos possam verificar o histórico de pagamentos nas operações de crédito. Então essa busca irá trazer informações, tais como:

  • Empréstimos no banco
  • Financiamentos
  • Leasings
  • Cartões de crédito
  • Contas dos serviços públicos
  • Entre muitos outros

De fato, para que os bancos pudessem realizar essa operação não foi uma tarefa simples. Pois, isso exigia uma mudança regulatória muito grande e só agora eles conseguiram essa aprovação.

Sem dúvida, essa mudança permitirá melhorias nos serviços dos bancos físicos e será positivo. Por certo, essa será uma ferramenta muito poderosa na modelagem do crédito e melhorará os índices de inadimplência.

Os bancos saberão quem são os bons pagadores e isso ajudará a evitar problemas na concessão do crédito. Além disso, os comerciantes e empresas que fazem empréstimos também terão acesso ao cadastro.

Ao todo estão permitidos cinco tipos de consultas para obter informações, são elas:

  • Score: avaliação da nota de crédito do cliente
  • Seu índice de pontualidade
  • Quais seus comportamentos de gastos
  • Número de consultas do CPF
  • Histórico de compromissos
Leia mais  Nubank registra lucro recorde de US$ 395,8 milhões no 4TRI23

Por fim, esses dados permitirão que os bancos possam analisar melhor os clientes antes de lhes conceder crédito. Sem dúvida, isso será de grande valia e trará vantagens para quem é bom pagador.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Conta PJ Caixa vale a pena? Veja taxas e avaliação completa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Meta: números batem estimativas, mas mercado não gostou

Fernando Américo

Faturamento das PMEs brasileiras tem alta de 17% em fevereiro

Guia do Investidor

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Guia do Investidor

B3 (B3SA3) aprova distribuição de JCP em R$ 292,5 milhões

Paola Rocha Schwartz

WhatsApp é uma boa ferramenta de comunicação com empresas

Guia do Investidor

A diferença entre CEO, fundador e time fundador em uma startup

Guia do Investidor

Deixe seu comentário