Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

BTG Pactual entra forte na disputa pelo controle da Eneva

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O BTG Pactual parece estar com ótimos olhos para a Eneva, o que inclusive, está incentivando o Banco de André Esteves entrar na corrida para disputar o controle da energética.

Afinal, a Eneva disse ontem à noite que um veículo de investimento de sócios do BTG atingiu uma participação de 5,05% do capital. O veículo – Partners Alpha Investments LLC – já detinha 2% da empresa.

A sequência de eventos sugere que André Esteves resolveu aumentar a participação depois que a Cambuhy (o segundo maior acionista individual da Eneva) assinou um ‘acordo patrimonial’ com Dynamo, Atmos e Velt que cria direitos de tag along e obrigações de drag along entre os quatro.

As três gestoras têm um acordo de acionistas desde 2020. Agora, somando a participação direta do BTG com a do Partners Alpha, o banco passa a ter poder de voto de 27% do capital da Eneva – aproximando-se do bloco informal formado pelos outros quatro grandes acionistas, que têm cerca de 36%.

O movimento vem 24 horas depois das três gestoras enviarem uma carta ao conselho da Eneva propondo mudanças no estatuto social com o objetivo declarado de melhorar a governança. Uma das propostas é a exigência de um quórum qualificado (dois terços do conselho) para aprovar transações com partes relacionadas ou entre a companhia e acionistas com participação superior a 10%, entre outras situações previstas.

Leia mais  Eneva abre os cofres e anuncia aquisição da Celsepar por R$ 6,1 bilhões

A divergência latente entre o BTG e o bloco Cambuhy tem a ver com o apetite do banco em transformar a Eneva em um veículo de aquisições no setor de energia.

Sobre a Eneva 

A Eneva é uma empresa brasileira integrada de energia que atua nos setores de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). 


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Eneva (ENEV3): empresa recompra 5,589 milhões de ações ON e encerra programa anunciado dezembro de 2021
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Eneva registra uma geração total de energia bruta de 1.609GWh

Márcia Alves

Ação da META despenca 10%: confira o resumo do dia

Márcia Alves

PetroReconcavo nega fusão com Eneva

Márcia Alves

Petroreconcavo e Eneva poderão se fundir

Rodrigo Mahbub Santana

Eneva (ENEV3) tem prejuízo de R$ 290,6 milhões no 4T23

Márcia Alves

Deixe seu comentário