Guia do Investidor
Certificação CEA preço
Certificações Guias

Certificação CEA preço | Certificação CEA quanto custa? Saiba tudo

Quanto custa obter a Certificação : descubra o preço para o exame e mais. Se você tem interesse em atuar no mercado de , certamente precisa ficar por dentro das qualificações necessárias para a área, como é o caso da certificação CEA.

O Guia do Investidor reuniu todas as informações para você ficar por dentro do preço para fazer o exame da certificação, como ela funciona e mais detalhes. Confira a seguir.

O que é a CEA?

A sigla CEA significa “Certificação de Especialista em Investimentos “. A princípio, a certificação foi apresentada como CEI em seu lançamento, em 2009. Mas um ano depois, a abreviação passou a ser como conhecemos hoje em dia, para harmonizar com as siglas das outras certificações.

Em síntese, a CEA se trata de um documento emitido pela ANBIMA para habilitar os profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos, cujo processo conta com uma avaliação e certificação em caso de aprovação.

Vale dizer que a ANBIMA possui outras certificações para a área. São elas:

  • CPA-10: Certificação Profissional ANBIMA — Série 10
  • : Certificação Profissional ANBIMA — Série 20
  • : Certificação em Fundamentos em Gestão;
  • CGA: Certificação de Gestores;
  • : Certificação de Gestores ANBIMA para Estruturados.

No caso da CEA, ela está acima das duas certificações CPA, validando automaticamente o profissional para atuar nos mesmos níveis que elas concedem.

Free Dividends 2

Caso não saiba, o mercado de capitais possui uma legislação bastante restrita a respeito da permissão para atuar com investimentos. Nesse sentido, a CVM conta com o papel de regular e fiscalizar se apenas profissionais certificados estão atuando com análises, recomendações e afins.

Outro ponto envolvendo o certificado é a exigência do mercado de trabalho. Ainda que certas funções não obriguem, ter a certificação se torna um requisito essencial para quem deseja entrar ou progredir em uma carreira nessa área.

Conforme a ANBIMA, a pessoa que recebe a Certificação CEA pode exercer as seguintes atividades:

  • Assessorar gerentes de conta de investidores pessoa física;
  • Indicar produtos do mercado financeiro e de capitais;
  • Indicar produtos de previdência complementar aberta.

Além disso, a certificação permite atuar em diversas instituições financeiras, como agências bancárias, private, corporate e segmentos de alta renda, por exemplo.

Free Empreender
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

Preço exame CEA: Quanto custa a Certificação?

Atualmente, o preço para fazer um exame da Certificação CEA custa R$ 520,00 para profissionais que estejam em alguma empresa associada à ANBIMA. Para os demais, por outro lado, o custo para fazer a prova é de R$ 630,00.

Leia mais  O que é o índice IMA-B e qual sua rentabilidade?

Caso queira saber quais são as que se enquadram com o benefício, basta acessar a lista de instituições associadas disponibilizada pela ANBIMA.

Inclusive, vale dizer que o preço do exame passa por alterações de tempo em tempos, tanto para acréscimo, como valores promocionais. Por isso, o ideal é confirmar a informação diretamente no site da entidade.

De toda forma, as formas de pagamento disponíveis são três: Boleto, Pix e cartão de crédito (à vista ou parcelado).

Para quem a Certificação CEA é indicada?

A princípio, não existe oficialmente uma restrição para se inscrever no exame da Certificação CEA. Sendo assim, mesmo não tendo uma formação na área, qualquer pessoa pode fazer a inscrição para fazer a prova.

Apesar disso, por se tratar de uma certificação de nível mais avançado, a CEA é indicada aos profissionais com mais experiência na área.

Podemos citar profissionais que querem se tornar especialistas em produtos de investimento, que buscam alcançar funções na gerência e atendimento de clientes de alta renda ou aqueles que pretendem atuar fazendo atendimento especializado, por exemplo.

Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

Como funciona o exame para a Certificação CEA?

De acordo com a ANBIMA, o exame para Certificação CEA pode ocorrer presencialmente ou de forma online, diretamente pelo próprio site da organização. Nesse caso, o candidato pode fazer o agendamento da data e horário em até 6 meses após a confirmação do pagamento, bem como reagendar o dia o exame.

Em resumo, o processo pode ser organizados em cinco etapas:

  1. Inscrição: No site da ANBIMA, é necessário preencher um formulário informando nome completo, CPF e outras informações;
  2. Pagamento: Em seguida, é preciso fazer o pagamento da taxa de inscrição do exame, cujos meios de pagamento disponíveis são boleto, Pix ou cartão de crédito;
  3. Agendamento: A realização da prova ocorrerá de acordo com a data escolhida pelo candidato. Nesse caso, o agendamento pode ocorrer em uma data até 6 meses após a confirmação do pagamento, com direito a reagendamento se for necessário.
  4. Avaliação: O exame pode ocorrer presencialmente ou de forma online acessando o site da ANBIMA. Tempo de exame é de 3h30;
  5. Certificação: Após a realização da prova, a ANBIMA pode informar o resultado da prova em até 15 dias. No dia útil seguinte a esse retorno, a entidade ainda envia um relatório de desempenho com estatísticas do candidato.
CEA ANBIMA
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

Certificação CEA: Estrutura da Prova

A respeito do exame, ele é composto por um total de 70 perguntas e possui duração máxima de 3h30. Para receber a certificação, é necessário atingir, no mínimo, 70% de acertos. Ou seja, é preciso acertar 49 perguntas, pelo menos.

Vale destacar que algumas questões envolvem cálculo, mas é permitido o uso da calculadora HP12C para auxiliar na resolução.

Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

Falando sobre a estrutura do exame, as perguntas se dividem entre sete áreas de conhecimento. São elas:

  1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado
  2. Princípios básicos de economia e finanças
  3. Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos
  4. Fundos de investimento
  5. Produtos de previdência complementar
  6. Gestão de carteiras e riscos
  7. Planejamento de investimento
Leia mais  ANBIMA reduz valor das inscrições para provas de certificação e cursos de atualização

Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5% a 15%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Sistema Financeiro Nacional, os Participantes, a Regulação, Fiscalização e Autorregulação dos Mercados Financeiro e de Capitais”.

Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 15%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Economia e Finanças. Além disto, o profissional deverá ter capacidade de interpretar a informação e explicar seu significado. Alguns dos tópicos poderão exigir cálculos financeiros, diagramação, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira”. 

Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos (15% a 25%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos e a estrutura dos produtos de renda fixa, renda variável e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. O profissional deverá entender, explicar e avaliar os principais instrumentos financeiros, suas formas de negociação, bem como das características operacionais dos produtos. Cálculos poderão ser exigidos com a utilização de calculadoras financeiras”.

Fundos de investimento (10% a 20%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Fundos de Investimento, sua regulamentação, estrutura, forma de negociação e características operacionais dos produtos”.

Free Unsplash@farrelnobel
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

Produtos e Previdência Complementar (10% a 15%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Produtos de Previdência Complementar, aspectos de venda dos produtos e sua adequação ao tipo de plano e perfil dos investidores. Além disto, os profissionais devem ser capazes de orientar aos clientes a respeito dos benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários”.

Gestão de Carteiras e Riscos (10% a 20%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio de determinados conceitos associados à estatística, gestão de carteiras e análise de riscos. Cálculos poderão ser exigidos e a utilização de calculadoras financeiras será permitida”.

Planejamento de Investimentos (15% a 25%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional possui uma visão geral e consolidada dos tópicos anteriores, tem domínio dos conceitos apresentados e sua aplicação na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco abordados nos itens anteriores do programa. Cálculos poderão ser exigidos tendo como base os itens anteriores do programa. Espera-se que o profissional demonstre uma visão consolidada, permitindo desta forma uma recomendação adequada de alocação de investimentos em função do perfil dos investidores, suas reações na perspectiva de Finanças Comportamentais e do processo de decisão. (Para os cálculos as fórmulas serão fornecidas)”.

Free Freepik@rawpixel14
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

Quem é a ANBIMA?

A ANBIMA, sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, se trata de uma entidade responsável por responder em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.

Leia mais  IRF-M: O índice do mercado de Renda Fixa

Nesse sentido, a entidade tem o papel de definir uma série de boas práticas para as empresas dessa área, além de oferecer certificações para os profissionais relacionados ao segmento.

Surgida em 2009, ela é o resultado da fusão entre duas entidades: a Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima). Por isso, a sua atuação como representante do mercado existe há mais de 40 anos.

Reunimos diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir dentro de casa a pluralidade dos mercados […] Defendemos os interesses de nossos associados atuando em quatro frentes: informar, representar, autorregular e educar.”

Anbima.

Atualmente, a ANBIMA lista mais de 295 instituições associadas, além de 1.221 organizações que seguem os códigos da entidade. Ao todo, existem mais de 279 mil profissionais certificados com vínculo com a ANBIMA.

Qual é a importância da ANBIMA?

Não é um segredo como qualquer assunto relacionado a dinheiro acaba se tornando um tema muito sensível para as pessoas.

No mundo dos investimentos, local cheio de expectativas e até promessas de retorno, há uma preocupação ainda maior para que não ocorra o crescimento de de má fé por parte de empresas ou pessoas.

Nesse sentido, a ANBIMA atua para proteger e trazer mais segurança para esse ambiente e seus envolvidos.

Para isso, a entidade possui um código de conduta que regula as atividades de seus associados, proporcionando uma maior transparência para os agentes do mercado, além de garantir o acesso do às informações que o fundo deve tornar públicas.

Então, por conta desse papel e da ampla adesão de grandes bancos, gestoras e fundos de investimentos, a ANBIMA possui um papel de influência dentro do mercado financeiro.

Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço - Anbima
Quanto custa a Certificação CEA: veja o preço.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Relatório Semanal ANBIMA: fundos têm captação líquida positiva de R$ 31,2 bilhões entre os dias 10 e 17 de junho

Guia do Investidor

ANBIMA e Ministério da Economia firmam acordo para compartilhamento de dados em projetos de infraestrutura

Guia do Investidor

ANBIMA reduz valor das inscrições para provas de certificação e cursos de atualização

Guia do Investidor

Índice de Mercado ANBIMA registra valorização de 0,54%

Guia do Investidor

ANBIMA revisa projeções e Selic deve chegar a 13,25% em 2022

Guia do Investidor

Renda fixa se recupera em março após comunicado do Copom

Victor Rodrigues

Deixe seu comentário