Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ciesp defende reforma tributária já, com isonomia e diálogo sobre taxação da renda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), avalia como positiva a intenção de se realizar a reforma do sistema tributário incidente sobre o consumo ainda no primeiro semestre deste ano, reiterada pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nesse sentido, lembra haver dois projetos em tramitação, a PEC 110, no Senado, e a 45, na Câmara dos Deputados.

“O conceito de ambas é o mesmo, ou seja, criar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), em substituição aos numerosos hoje existentes sobre o consumo”, observa o presidente do Ciesp, salientando que o novo tributo simplificará o processo de recolhimento, que atualmente despende muito tempo, dinheiro e energia das empresas, dada a complexidade do sistema. Outro fator importante é que se estabeleça isonomia na taxação de todos os setores, corrigindo distorções. “O IPI, um dos que será substituído, atinge apenas a indústria, que acaba pagando mais do que os outros ramos. Precisamos que isso seja corrigido”.

Leia mais  "Substituir o IOF é o próximo passo depois da Reforma Tributária", afirma especialista e autor da PEC 110/19

Quanto à reforma tributária sobre a renda, para Cervone é preciso mais detalhes sobre de quem o governo pretende cobrar mais na tributação e sua estrutura de progressividade. De todo modo, ele espera que a questão ainda seja debatida de modo mais amplo com a sociedade e as entidades de classe. “Demoramos muito para fazer a reforma tributária. Por isso, é importante que ela venha para modernizar o sistema e torná-lo indutor de investimentos e melhoria do ambiente de negócios”, conclui.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Reforma Tributária no Brasil: por que é importante avançar com a discussão e entender os impactos que ela vai trazer a todos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Mudanças no ITCMD impulsionam planejamento sucessório

Rodrigo Mahbub Santana

Cashback na Reforma Tributária: Cesta Básica em Foco

Rodrigo Mahbub Santana

Impacto da reforma tributária no setor produtivo brasileiro

Guia do Investidor

Reforma tributária: 5 passos para que empresas estejam preparadas

Guia do Investidor

Deixe seu comentário