Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Confiança da Construção sobe 0,7 ponto em agosto

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV IBRE subiu 0,7 ponto em agosto, para 95,9 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (100,9 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice aumentou 0,6 ponto.

“Em agosto, a alta do ICST não ocorreu em todos os segmentos. Na infraestrutura, a confiança recuou. Por outro lado, vale o destaque para a melhora da confiança do segmento de Preparação de Terrenos, alavancada pela forte recuperação da carteira de contratos. O Indicador que mede a evolução recente da atividade das empresas desse segmento superou os 100 pontos passando para zona favorável e atingiu o melhor resultado desde dezembro passado. A preparação de terrenos é uma etapa antecedente do ciclo de produção, assim, esse é um indicador importante do início de novas obras”, observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE.

O resultado do ICST deste mês foi influenciado tanto pelas melhoras das avaliações sobre o momento atual quanto das perspectivas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) cresceu 0,6 ponto, para 94,6 pontos, maior nível desde janeiro deste ano (95,1 pontos). Contribuiu para esse resultado a melhora do indicador de situação atual dos negócios que subiu 1,2 ponto, para 93,9 pontos. Já o indicador de carteira de contrato ficou estável esse mês e manteve aos 95,2 pontos.

Leia mais  INCC-M varia 0,24% em agosto, aponta FGV IBRE

No âmbito das expectativas, o Índice de Expectativas (IE-CST) aumentou 0,7 ponto, para 97,4 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (103,2 pontos). Esse resultado se deve exclusivamente à melhora do indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses, que avançou 3,5 pontos, para 96,7 pontos. Por outro lado, o indicador de demanda prevista nos próximos três meses recuou 2,1 pontos, para 98,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção cedeu 0,5 ponto percentual (p.p.), para 79,0%. O NUCI de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos cederam 0,5 e 0,4 p.p., para 80,1% e 74,3%.

INFRAESTRUTRA

A piora na confiança no segmento de infraestrutura deve-se ao maior pessimismo das empresas de obras de arte especiais, responsável pela construção de pontes, viadutos etc. Por outro lado, o aumento da carteira de contratos em obras viárias alavancou a confiança das empresas do segmento, que recuperou o campo otimista. “Lançado apenas em agosto, o novo PAC ainda não influenciou de forma positiva as expectativas de todas as empresas, avaliou Ana Castelo”

Leia mais  Cadeia da construção prevê movimentar R$ 2,7 trilhões em projetos no Brasil até 2030, aponta estudo da ABRAINC e Deloitte

Acesse aqui o Press Release


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  MRV (MRVE3) lucra R$ 158 milhões no resultado 3T20
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Setor de construção tem queda de confiança em março

Guia do Investidor

Confiança da Construção recua -0,2 ponto em janeiro

Guia do Investidor

VGV do setor da Construção cresce 5,47% no 3º trimestre de 2023

Guia do Investidor

Vendas de cimento têm queda acumulada no ano

Guia do Investidor

INCC-M varia 0,24% em agosto, aponta FGV IBRE

Guia do Investidor

Cury registra recordes de vendas líquidas, produção e repasses em prévia do 2T23

Guia do Investidor

Deixe seu comentário