Guia do Investidor
construcao civil 2306219892
Notícias

Confiança da Construção recua -0,2 ponto em janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV IBRE manteve relativamente estável em janeiro ao variar -0,2 ponto, para 95,8 pontos. Na média móvel trimestral, o índice registrou 0,2 ponto de alta.

“A relativa estabilidade da confiança em janeiro reflete uma correção das expectativas. As empresas de infraestrutura ficaram menos otimistas. Em contraposição, a confiança das empresas de Edificações Residenciais avançou impulsionada especialmente pelas perspectivas com a demanda. Em todo caso, vale destacar que apesar do ICST registrar um pessimismo moderado para o conjunto do setor, o percentual de empresas que espera crescimento da demanda supera o percentual de queda em todos os segmentos, sinalizando que a expectativa que prevalece para os primeiros meses do ano é de crescimento.”, observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE.

Leia mais  Novo Minha Casa, Minha Vida: veja como será

O primeiro resultado do ICST deste ano reflete exclusivamente a piora das expectativas dos empresários nos próximos mês. O Índice de Expectativas (IE-CST) caiu 1,0 ponto, para 97,2 pontos. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-CST) avançou 0,7 ponto, para 94,7 pontos.

Os componentes dos ISA-CST variaram em sentidos opostos: o indicador de situação atual dos negócios subiu 2,0 pontos, para 94,4 pontos, e o indicador de volume da carteira de contratos recuou 0,6 ponto, para 94,9 pontos.

Os componentes do IE-S também tiveram variações contrárias. O indicador de demanda prevista para os próximos três meses caiu 3,3 pontos, para 97,6 pontos, menor nível desde junho do ano passado, enquanto o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 1,3 ponto, para 96,8 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção teve retração de 1,7 ponto percentual, para 77,1%. Os Nucis de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos retraíram 1,6 e 0,8 p.p., para 78,4% e 72,6%, respectivamente.

Leia mais  Quais as empresas de construção listadas na bolsa?

Limitação à melhoria dos negócios: mão de obra deve se manter como uma das principais dificuldades em 2024

Ao longo de 2023 Demanda Insuficiente e Falta de mão de obra Qualificada disputaram o topo do ranking de maiores limitações à melhoria dos negócios no setor. A perspectiva de crescimento dos investimentos no mercado de Edificações Residenciais ao longo do ano, impulsionados pelo MCMV deve aumentar a mão de obra qualificada como limitação, avaliou Ana Castelo.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Confiança da Construção sobe 4,8 pontos em abril e atinge maior pontuação desde 2014, aponta FGV
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Setor de construção tem queda de confiança em março

Guia do Investidor

VGV do setor da Construção cresce 5,47% no 3º trimestre de 2023

Guia do Investidor

Vendas de cimento têm queda acumulada no ano

Guia do Investidor

INCC-M varia 0,24% em agosto, aponta FGV IBRE

Guia do Investidor

Confiança da Construção sobe 0,7 ponto em agosto

Guia do Investidor

Cury registra recordes de vendas líquidas, produção e repasses em prévia do 2T23

Guia do Investidor

Deixe seu comentário