Guia do Investidor
vale GDI
Notícias

Conselheiro da Vale (VALE3) renunciou ao cargo 

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O conselheiro de administração da Vale, José Luciano Duarte Penido, renunciou ao cargo na segunda-feira (11).

Por discordar do processo de sucessão do atual presidente da Vale (VALE3), Eduardo Bartolomeo, o conselheiro de administração da companhia, José Luciano Duarte Penido foi um dos votos contrários à decisão de estender por seis meses o mandato do atual presidente e acabou renunciando ao cargo.

Em carta endereçada ao presidente do Conselho de Administração, Daniel Stieler, Penido fala que o processo tem sido manipulado e que sofre evidente e nefasta influência política. Ainda acrescentou que não concorda com que a escolha do novo CEO seja feita a partir de uma lista tríplice, apresentada por uma consultoria.

“No Conselho se formou uma maioria cimentada por interesses específicos de alguns acionistas lá representados, por alguns com agendas bastante pessoais e por outros com evidentes conflitos de interesse”, diz Penido.

O ex-conselheiro ainda acrescentou: “Não acredito mais na honestidade de propósitos de acionistas relevantes da empresa no objetivo de elevar a governança corporativa da Vale (VALE3) a padrão internacional de uma corporation.

Segundo Penido, diante desse cenário, sua permanência como integrante do conselho se torna desagradável, ineficaz e frustrante.

Leia mais  Ainda vale a pena investir no Tesouro Direto em 2024?

Comunicado da Vale (VALE3)

Vale (VALE3) se manisfestou ao mercado e comunicou que o processo de escolha do presidente da companhia está de acordo com o estatuto.

“Em atenção às notícias de imprensa que reproduzem o conteúdo da carta de renúncia assinada pelo sr. José Luciano Duarte Penido, o Conselho de Administração da Vale esclarece, no que tange ao processo de definição do Presidente da Companhia, que sua atuação está rigorosamente em conformidade com o Estatuto Social da Vale, o Regimento Interno do órgão e políticas corporativas”, afirmou a empresa.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Fusões e aquisições de Educação caem 63% no primeiro trimestre, diz KPMG

Leia mais

Mercado voluntário de carbono no Brasil recua em 2023; falta confiança

Agência Brasil

Banco Central faz ajustes para aperfeiçoar segurança do Pix

Agência Brasil

BNDES conclui financiamento para exportação de 32 jatos da Embraer

Agência Brasil

Geração de energia no Brasil tem expansão recorde de 18,7%

Agência Brasil

Intenção de consumo das famílias cai 0,2% em julho

Agência Brasil

Dólar se aproxima de R$ 5,60 com incertezas políticas e fiscais no Brasil

Agência Brasil

Deixe seu comentário