Guia do Investidor
online compras celular
Notícias

Consumo digital: 85% dos brasileiros já realizaram compras online

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pesquisa revela que 36% dos entrevistados compram mensalmente no e-commerce, devido ao fácil acesso às plataformas.

O número de brasileiros que realizam compras online vem crescendo nos últimos anos. Segundo o estudo do IAB Brasil em parceria com a Offerwise, “Comportamento de compra online”, com 1500 pessoas, 85% dos consumidores já utilizaram o e-commerce. Do total, 48% afirmam adquirir mais itens pela internet do que em lojas físicas e 28% usam ambos canais. 

A pesquisa aponta que 36% dos entrevistados compram mensalmente no digital, devido ao fácil acesso às plataformas, que permitem um maior entendimento sobre os produtos, como preços e promoções. Entre os bens mais adquiridos pelos consumidores estão: vestuário e moda (57%), eletrônicos (45%), cuidados pessoais (42%) e decorações (40%).

Leia mais  Em cinco anos, quem não se digitalizar, vai deixar de existir

Para o Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, o crescimento das compras no e-commerce é resultado da digitalização e modernização dos serviços financeiros. 

“Os meios de pagamentos digitais oferecem uma maior praticidade ao consumidor brasileiro, que otimizam o seu tempo com compras online. O digital tem sido um grande aliado na busca por melhores preços e oportunidades”, explica.

Os anúncios online são eficazes para os compradores, já que o estudo destaca que 56% dos consumidores clicam neles para conseguirem mais informações do produto e 49% buscam avaliações e opiniões sobre o item. Entre os itens mais atrativos das propagandas estão frete grátis (71%) e promoções (70%).

Lamounier ressalta que compras por impulsos devem ser evitadas: “Este hábito pode ser tentador, mas proporciona consequências negativas às suas finanças pessoais. Antes de fazer uma compra significativa, reflita sobre a necessidade real do item e espere alguns dias para ver se é realmente algo que você precisa”.

Os sites e aplicativos de marketplaces de grandes varejistas lideram na finalização da compra representando 71%, seguido de aplicativos de delivery e plataformas internacionais (35%) e sites de moda e vestuário (33%).

“Fraudes, sites falsos e esquemas de phishing tornaram-se mais recorrentes. É essencial que, ao buscar pelas melhores ofertas, os consumidores estejam preparados para identificar e evitar possíveis golpes, garantindo uma experiência de compra online segura”, alerta o especialista Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.

Leia mais  Amor de milhões ou de centavos? Homens gastam mais que mulheres no Dia dos Namorados

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Páscoa 2024 promete ser mais salgada, com Cacau mais caro

Guia do Investidor

“Parcelo Sim!”: Cuidado com a ilusão financeira perigosa

Autor Convidado

Procura por celulares cresce até 37% nos dias seguintes ao carnaval

Guia do Investidor

4 dicas para gastar menos, ou nada, nas compras de material escolar

Guia do Investidor

Natal mais caro: Brasileiros substituem produtos “tradicionais”

Guia do Investidor

Deixe seu comentário