Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Desmatamento no Brasil bate mais um recorde com Governo Lula

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O primeiro trimestre do governo Lula teve alertas de desmatamento equiparáveis aos piores índices do governo Bolsonaro, segundo dados do Deter, sistema do Inpe que reúne informações para o combate ao desmate quase em tempo real.

O primeiro trimestre do governo Lula da Silva teve números de alertas de desmatamento equiparáveis aos piores índices do governo Bolsonaro.

Segundo dados do Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que reúne informações para o combate ao desmate quase em tempo real, entre janeiro e março a destruição do cerrado foi recorde, chegando a 1.375,3 km², e a da Amazônia foi a segunda mais alta da série histórica, com 844,6 km².

A área destruída nos dois biomas em 2023 equivale a quase duas vezes a cidade do Rio de Janeiro (1.200 km²).

Quando questionado, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que, na Amazônia, houve aumento de 219% das multas por desmatamento e outras infrações contra a flora no trimestre em comparação com a média do período nos quatro anos anteriores. Entretanto, o número de alertas de desmatamento no primeiro trimestre do governo Lula indica que é necessário ampliar as ações para conter a destruição das florestas e cerrado brasileiros.

Leia mais  Gasolina no Brasil supera preços internacionais, diz Abicom

Um dos pontos que dificulta a expansão das atividades de fiscalização é a falta de pessoal. Atualmente, o Ibama tem cerca de 300 fiscais em campo.

“O número de fiscais do Ibama teria mais do que dobrar. É muito importante e urgente o governo providenciar um concurso público para isso porque, no caso da fiscalização, a equipe selecionada ainda tem que ser treinada [após a admissão]”, analisa Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima.

Apesar de medidas já terem sido tomadas pelo governo Lula para combater o desmatamento, especialistas apontam que ainda são insuficientes, sendo necessário um aumento significativo no número de fiscais do Ibama e ações mais efetivas para descapitalizar os infratores.

O desmatamento recorde registrado no primeiro trimestre de 2023 na Amazônia e no cerrado tem impactos ambientais e socioeconômicos significativos e a reversão desse quadro será uma missão demorada.


Leia mais  Brasil é considerado país promissor para aplicativos de finanças

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Brasil subiu em ranking dos principais destinos de investimentos

Márcia Alves

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário