Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Eletrobras reconhece risco de privatização ser revertida

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Eletrobras (ELET6) reconhece o risco de sua privatização ser revertida diante dos questionamentos na Justiça e das contestações formais pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A empresa afirmou que há 23 ações judiciais em andamento contra o modelo de privatização adotado para a companhia até essa quinta-feira (20). Em um formulário arquivado na Securities and Exchange Comission (SEC), a Eletrobras afirmou que o modelo e os demais aspectos da desestatização poderão ser questionados por órgãos reguladores ou grupos de consumidores, entre outros agentes.

O risco é que a Justiça poderá suspender a privatização, gerando efeitos jurídicos e reputacionais adversos sobre a companhia. A empresa lembrou que o presidente Lula emitiu declarações públicas contra a privatização e solicitou à Advocacia-Geral da União (AGU) estudos para avaliar os fundamentos legais para contestar dispositivos do estatuto da companhia que limitam em 10% do capital o exercício do direito a voto dos acionistas, independente do número de ações.

Leia mais  Eletrobras (ELET6) vende sua participação na CEEE-T para CPFL (CPFE3) em operação de R$ 1,1 bi

“Se o presidente for bem-sucedido na contestação dessas disposições, o governo brasileiro pode tentar recuperar o controle sobre nós, o que pode nos levar a reverter a privatização para voltar a ser uma empresa estatal para fins legais com as implicações daí decorrentes”, disse a Eletrobras. A empresa poderá lutar para levantar capital e manter investimentos e participação atual de mercado caso a privatização seja contestada.

“Além disso, tal contestação pode ter efeitos negativos em nosso rating e no preço de nossas ações e ADS [American Depositary Shares]”, acrescentou a empresa. Em resumo, a Eletrobras está alertando aos investidores estrangeiros sobre o risco da privatização ser revertida, o que poderá ter impactos negativos sobre a companhia e seus acionistas.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Era rumor? Eletrobras desmente indicação de ex-CEO da Vibra para a companhia
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras: acionistas elegem novos membros do CA

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Conta de luz subirá com subsídio de Lula: entenda

Rodrigo Mahbub Santana

Eletrobras pós-privatização: Lucro dispara, investimentos decolam e PDVs remodelam estrutura

Rodrigo Mahbub Santana

Fim da linha? Itaú BBA corta recomendação para Eletrobras

Leonardo Bruno

Eletrobras: Barganha ou Furada?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário