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Meio milhão de empresas fecharam em Junho

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De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, as medidas tomadas para o combate a pandemia de coronavírus foi responsável pelo fechamento de 522,7 mil empresas no Brasil. Segundo dados da pesquisa na primeira quinzena de junho cerca de 40% dos 1,3 milhão de estabelecimentos que estavam fechados nesse período, fecharam temporariamente ou definitivamente.

A pesquisa revelou que 99,2%, cerca de 518,4 mil das empresas fechadas durante o período de lockdown eram de pequeno porte, com até 49 empregados. Outras 4,1 mil tinham eram de tamanho intermediário, entre 50 a 499 empregados, e 110 grandes empresas, com mais de 500 empregados.

Segundo o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flávio Magheli, a pandemia foi fundamental para o fechamento temporário ou definitivo das atividades de empresas de médio e grande portes. Contudo, de acordo com ele, grande parte das pequenas empresas fechadas já enfrentava problemas antes da chegada da pandemia. A pesquisa revelou que 60,2% dos estabelecimentos de pequeno porte informaram que não houve qualquer influência da pandemia para o encerramento das atividades.

“O que surpreende, mas muitas das empresas pequenas já vinham com dificuldades antes da crise”. Explicou ele. Entre as que encerraram definitivamente suas atividades, independentemente do motivo, 715,1 mil ou 99,8% eram de pequeno porte, e 1,2 mil eram médias empresas. Nenhuma grande empresa encerrou definitivamente suas atividades.

De fato o setor de Serviços foi o mais impactado, esse setor teve a maior proporção de empresas fechadas em definitivo, 46,7% ou 334,3 mil. Em segundo lugar foi o setor de comércio com 36,5% (261,6 mil), Construção 9,6% (68,7 mil) e a Indústria foi o que menos sofreu com os fechamentos, 7,2% (51,7 mil).

Redução das vendas

De acordo com o IBGE o efeito mencionado como a pior consequência por conta pandemia foi a queda nas vendas de produtos e serviços.

“Isso é normal. Porque houve impacto da demanda. O choque se deu mais rapidamente pela demanda, por conta disso esse impacto nas vendas foi o mais negativo mencionado na pesquisa”. Finalizou, Alessandro Pinheiro, coordenador de Pesquisas Estruturais e Especiais em Empresas do IBGE.

A pesquisa mostra que houve queda nas vendas ou serviços comercializados em decorrência da pandemia e que essa queda foi sentida por 70,7% das empresas. Contudo para 17,9% disseram que o efeito da pandemia foi pequeno ou inexistente sobre as vendas, e outras 10,6% relataram um aumento nas vendas.

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