Guia do Investidor
saneamento basico 2 agencia brasil
Notícias

Enchentes e contaminação: ONG alerta para falta de saneamento básico

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Para o Presidente da ONG Biosaneamento, Luiz Fazio, é urgente pensar em soluções de saneamento básico nas áreas periféricas dos grandes centros urbanos.

As fortes chuvas que atingem a região sudeste do Brasil acendem um alerta para as mudanças climáticas e, atrelado a isso, a falta de saneamento básico. Nos últimos dias, regiões periféricas de São Paulo e Rio de Janeiro registraram as consequências disso, com casas alagadas e ruas que se transformaram em cachoeiras de lixo. A população, ilhada, entrou em contato com a água contaminada.

“Quem não entra em contato com a água, pode achar que está limpa, tratada, mas não está. Quem conhece sabe que tem fezes, cheiro ruim, doença e representa um perigo para a saúde, podendo inclusive aumentar o número de atendimento nos hospitais públicos”, afirma Luiz Fazio, Presidente da ONG Biosaneamento. 

A relação entre as mudanças climáticas e as enchentes é visível quando bairros periféricos de grandes centros urbanos são afetados. Para a ONG Biosaneamento, o aumento das temperaturas causado pelo aquecimento global, com aumento de emissão de gás carbônico, por exemplo, contribui para que enchentes em larga escala ocorram diversas vezes. Ações humanas, atrelado à falta de políticas públicas nestas áreas, impactam a saúde e as estruturas dos estados e municípios. 

“O aumento das enchentes em número e gravidade traz ainda mais urgência para universalização do saneamento básico”, afirma Luiz Fazio, Presidente da ONG Biosaneamento.

Saneamento básico

Acelerar soluções de saneamento básico, principalmente em áreas periféricas de grandes centros urbanos, é uma das soluções para mitigar problemas de enchentes causados por mudanças climáticas. Mais de 33 milhões de brasileiros vivem sem água tratada e 93 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Os dados mais recentes foram divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS).

Leia mais  Decretos de Lula devem afastar novos investimentos no setor de Saneamento

A lei do novo marco legal do saneamento básico, sancionada em 2020, definiu metas para universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário, das quais todas as localidades do país devem garantir que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto, até o ano de 2033. A ONG Biosaneamento também trabalha para universalizar o saneamento básico. Mais de 13 comunidades e 6 mil pessoas já foram impactadas com projetos e parcerias.

“Embora o novo Marco tenha estabelecido metas para a universalização, ainda estamos engatinhando nas ações efetivas para que ela aconteça. Nosso papel é catalisar e apoiar esse movimento”, salienta Luiz Fazio, Presidente da ONG Biosanemaento. 


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Saneamento básico e o apagamento de população vulnerável
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Saneamento básico e o apagamento de população vulnerável

Autor Convidado

Iguá Saneamento anuncia alienação da Tubarão Saneamento em movimento estratégico

Leonardo Bruno

Decretos de Lula devem afastar novos investimentos no setor de Saneamento

Guia do Investidor

Retrocesso: Lira critica decreto de Lula “quebrando” o marco legal do saneamento

Guia do Investidor

B3 (B3SA3) sedia leilão de PPPs de saneamento do estado do Ceará

Agência Brasil

Saneamento precisa de R$ 308 bi de investimentos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário