Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Expectativa do empresário de SP nos negócios tem alta de 2,34% em agosto, aponta índice IFECAP

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Impulsionadas pelo Dia dos Pais, as vendas apresentaram alta de 3,25% e o índice alcança o maior patamar de 2022 

A expectativa dos empresários do comércio do Estado de São Paulo nos negócios teve alta de 2,34%, segundo o Índice IFECAP, indicador compilado pelo Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) considerando informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo.

IFECAP, para o mês de agosto, registrou alta (+2,34%), quando comparado com julho de 2022. O Índice Geral registrou 139,25 pontos, na série sem ajuste sazonal. Esse é o segundo maior patamar, ficando atrás apenas para fevereiro de 2022, quando o indicador marcou 139,51 pontos, na série sem ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice Geral se encontra 6,35% acima.

O resultado foi influenciado pelo Índice Momento Atual, que apresentou alta de 3,28%, na comparação com o mês anterior, registrando 137,53 pontos — o maior patamar em 2022. As vendas foram impulsionadas nesse período pela comemoração do Dia dos Pais (14), com alta de 3,25% (137,78 pontos). As encomendas (+4,47, 136,65 pontos) e situações dos negócios (+2,18%, 138,16 pontos) apresentaram comportamento semelhante.

Em relação ao mês anterior, o Índice Futuro (141,82 pontos) apresentou alta de 1,01%, influenciado pelas expectativas de vendas (142,48 pontos, com alta de 1,04%) e encomendas (141,17 pontos, com alta de 0,98%).

Leia mais  Reclamações contra o PicPay disparam

Tabela 1: IFECAP sem ajuste sazonal 

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

image 200

Entenda o Índice FECAP de Expectativa nos Negócios 

Leia mais  Blau (BLAU3) assina acordo de distribuição de botox

O IFECAP — Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores 

O IFECAP divide-se em três indicadores:

  • Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
     
  • Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
     
  • Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.
Leia mais  Varejo do estado de São Paulo registra alta de 1% em setembro, aponta Índice Stone Varejo

Metodologia 

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Carros a combustão terão “demanda eterna”, afirma Saudi Aramco

Paola Rocha Schwartz

Leilão da Sabesp vai acontecer em junho, afirma Tarcísio

Rodrigo Mahbub Santana

Inadimplência impacta um em cada quatro pequenos negócios

Guia do Investidor

Blau (BLAU3) assina acordo de distribuição de botox

Rodrigo Mahbub Santana

Líder do PT pagava R$ 70 mil por semana ao PCC, diz Estadão

Guia do Investidor

Comércio paulista registra queda 35% na geração de empregos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário