Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo pode tributar dividendos em alternativa a “nova CPMF”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com o veto de Bolsonaro à “nova CPMF”, equipe econômica busca alternativas. Uma das possibilidades é o fim de privilégios nos impostos. Leia mais a seguir.

O Presidente Jair Bolsonaro foi contrário à inclusão de uma “nova CPMF” na reforma tributária. Com isso, Paulo Guedes enfatiza sobre a revisão na tributação para as rendas mais altas.

Nova CPMF: Reforma tributária

Depois das reformas trabalhista e previdenciária, é a vez da Reforma Tributária. No entanto, alguns entraves têm feito com que se busque alternativas para desonerar a folha de pagamentos do governo.

Com a “nova CPMF” vetada pelo Presidente, a equipe de Paulo Guedes estuda outras propostas. O aumento da arrecadação por meio de outras fontes é a busca para a criação de novos empregos e a retomada da economia.

Atualmente, a taxação de impostos para a população com renda mais alta é menor em comparação com as classes mais baixas. Isso porque muitas aplicações financeiras são isentas de impostos.

Leia mais  Aumento do déficit primário e redução da receita primária são destacados em relatório do governo

Sendo assim, uma das proposições do governo seria a tributação de IR sobre dividendos. Além disso, a possibilidade de cortes nas contribuições aos Sistema S e aumento nas alíquotas de impostos sobre consumo.

Para 2020 o governo tem a expectativa de diminuir as despesas e a dívida pública. Assim como espera um aumento das receitas, o que aliviaria seu caixa em torno de R$ 200 bilhões.

Mas isso só será possível se o Congresso aprovar as propostas de contenção de gastos. Além das barreiras às criações de novos gastos. Caso haja aprovação, o teto dos gastos estará normalizado até 2026.

De forma geral, a PEC sobre as mudanças fiscais é favorável ao equilíbrio das contas do governo. No entanto, a reforma tributária ainda precisa ser estudada com muita cautela antes de ser aprovada em definitivo.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Alerta vermelho: dívida do Brasil pode chegar a 90% do PIB
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Governo “jogou a toalha” sobre ajuste fiscal, diz ex-Tesouro

Márcia Alves

Congresso e Governo avaliam taxar importações até US$ 50

Rodrigo Mahbub Santana

Mudanças no ITCMD impulsionam planejamento sucessório

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário