Guia do Investidor
Metaverso 720x90 1
inflação eua
Notícias

Inflação ao consumidor nos Estados Unidos é a maior desde 1982

O CPI (índice de preços ao consumidor, da sigla em inglês) dos Estados Unidos veio levemente acima do esperado na leitura de dezembro. Isto é, o índice, que corresponde ao nosso IPCA, avançou 0,5% no mês, ante projeções de alta de 0,4%. Dessa forma, em relação ao mesmo período do ano anterior o avanço foi de 7%. Portanto, o maior avanço inflacionário para o período desde o ano de 1982.

Além disso, falando um pouco sobre o núcleo da inflação, houve um aumento de 0,6% no mês. O núcleo de inflação, ou como é chamado nos Estados Unidos, Core CPI, é a mesma medida de inflação, contudo, exclui os preços de itens mais voláteis como energia e alimentos. Quando comparamos com dezembro de 2020 vemos uma alta de 5,5%.

Além dos problemas enfrentados por todas as economias, isto é, o choque de oferta pelas disrupções nas cadeias globais de produção, outros fatores contribuíram para a inflação da maior economia do mundo. Assim sendo, vale pontuar a dinâmica do mercado de trabalho norte-americano no período, que hoje opera com uma taxa de desemprego de 3,9%. Dessa forma, com a queda expressiva da taxa em tão pouco tempo, os salários na economia vêm crescendo. Em dezembro, por exemplo, tais salários cresceram 0,6%, enquanto as projeções esperavam alta de 0,4%.

Leia mais  Risco de calote da Argentina dispara

Caso não tenha ficado claro, a ascensão do salário médio de uma economia eleva os custos das firmas, que repassam seus preços e, portanto, geram mais inflação.

Assim sendo, o Federal Reserve vem gradualmente mudando o tom de sua política monetária. Desse modo, o mercado espera um tapering mais rápido e a elevação da taxa de juros em março deste ano. O intuito é não gerar tanto estímulo à economia e, com isso, diminuir a aceleração da inflação no país.

Faça parte do melhor grupo de investidores no Telegram: Entrar no Grupo

Siga nossas redes e não fique desatualizado do mercado:

Leia mais

Ibovespa opera em alta com dados de inflação na China e EUA

Diogo Albuquerque

Chuvas recentes levarão a uma inflação menor em 2022?

Diogo Albuquerque

Ray Dalio mostra preocupação quanto a situação dos EUA

Ibovespa cai novamente com dados negativos de inflação

Ibovespa em alta; inflação nos EUA vem acima das expectativas

Quer se proteger da inflação? Confira a carteira ideal para isso

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário