Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Inflação ao consumidor nos Estados Unidos é a maior desde 1982

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O CPI (índice de preços ao consumidor, da sigla em inglês) dos Estados Unidos veio levemente acima do esperado na leitura de dezembro. Isto é, o índice, que corresponde ao nosso IPCA, avançou 0,5% no mês, ante projeções de alta de 0,4%. Dessa forma, em relação ao mesmo período do ano anterior o avanço foi de 7%. Portanto, o maior avanço inflacionário para o período desde o ano de 1982.

Além disso, falando um pouco sobre o núcleo da inflação, houve um aumento de 0,6% no mês. O núcleo de inflação, ou como é chamado nos Estados Unidos, Core CPI, é a mesma medida de inflação, contudo, exclui os preços de itens mais voláteis como energia e alimentos. Quando comparamos com dezembro de 2020 vemos uma alta de 5,5%.

Leia mais  Expectativas de inflação no Brasil para o 2º semestre de 2022

Além dos problemas enfrentados por todas as economias, isto é, o choque de oferta pelas disrupções nas cadeias globais de produção, outros fatores contribuíram para a inflação da maior economia do mundo. Assim sendo, vale pontuar a dinâmica do mercado de trabalho norte-americano no período, que hoje opera com uma taxa de desemprego de 3,9%. Dessa forma, com a queda expressiva da taxa em tão pouco tempo, os salários na economia vêm crescendo. Em dezembro, por exemplo, tais salários cresceram 0,6%, enquanto as projeções esperavam alta de 0,4%.

Caso não tenha ficado claro, a ascensão do salário médio de uma economia eleva os custos das firmas, que repassam seus preços e, portanto, geram mais inflação.

Assim sendo, o Federal Reserve vem gradualmente mudando o tom de sua política monetária. Desse modo, o mercado espera um tapering mais rápido e a elevação da taxa de juros em março deste ano. O intuito é não gerar tanto estímulo à economia e, com isso, diminuir a aceleração da inflação no país.

Leia mais  91 endereços de Ethereum ligados ao Tornado Cash são sancionados pelos Estados Unidos

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  6 dicas para o consumidor driblar a inflação
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Tik Tok já foi banido nos Estados Unidos? Entenda

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Ações da Tesla caíram 43% na Nasdaq

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário