Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Lula anuncia Aloizio Mercadante como futuro presidente do BNDES

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente eleito Lula (PT), acabou de anunciar na tarde de hoje (13) que o ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O anúncio foi feito pelo petista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental.

“Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”

Afirmou Lula.

Atual coordenador de grupos técnicos da transição, o economista formado na USP liderou três ministérios durante os mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (2011 a 2016): Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Casa Civil.

Leia mais  Governo Lula quer impedir a emissão de Debêntures Incentivadas

O governo Dilma foi marcado por atitudes consideradas irresponsáveis do ponto de vista fiscal.

As sucessivas interferências nas estatais, o controle artificial dos preços da gasolina e energia elétrica, e a chamada “contabilidade criativa” nas contas do governo resultaram na alta da inflação e em recessão.

Além disso, o ex-ministro também tem mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp, considerada de viés mais “heterodoxo” – pensamento econômico antagônico ao tradicional, geralmente associado à política de maiores investimentos públicos para fomentar o crescimento econômico.

Na visão de Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de Investimentos, a possível escolha de Mercadante significa também que Lula está descartando o suporte de economistas liberais.

A indicação de Mercadante ao BNDES, assusta o mercado financeiro pela perspectiva de um retorno às práticas do governo Dilma.

Na época, a instituição foi muito utilizada para direcionar crédito com juros abaixo do mercado, por meio do forte endividamento do governo.

A consequência dessa política é o aumento dos gastos públicos e do risco fiscal, fora a interferência na política monetária. Assim, a medida provocava distorções no mercado de crédito – enquanto o Banco Central tentava controlar a inflação subindo os juros, o BNDES continuava fornecendo crédito com juro baixo, estimulando o consumo na ponta final.

Leia mais  Quem é Fernando Haddad? Veja os escândalos envolvendo novo Ministro de Lula

Durante o governo de Michel Temer (MDB), o programa foi reduzido. Logo, o BNDES pagou a dívida com o governo e os juros dos empréstimos passaram a andar em linha com o mercado.

“Isso fez com que as grandes empresas fossem buscar financiamento também via mercado, melhorando o mercado de crédito no Brasil com esse novo desenho”, afirma Mário Lima, analista sênior de política e macroeconomia da Medley Advisors.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Lula fala sobre mudança na autonomia do BC após Campos Neto
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras: conselho aprova a distribuição de dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário