Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Maioria das pessoas apontam o mau uso do cartão de crédito como o principal vilão do superendividamento, diz pesquisa da PROTESTE

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Neste mês, a PROTESTE, Associação de Consumidores, divulga os resultados da terceira edição da pesquisa comportamental sobre “Aspectos do Endividamento”. O estudo foi realizado na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, com 500 entrevistados.

A pesquisa tem como objetivo entender o grau de endividamento do consumidor e quais comportamentos e fatores externos fazem com que o consumidor chegue até o endividamento.

Vilões do superendividamento

74% dos entrevistados apontaram o mau uso do cartão de crédito como o maior vilão do superendividamento, 2% a mais em relação ao último ano. O desemprego também foi apontado como um fator de endividamento, ficando em segundo lugar com 37%. Já o cheque especial apresentou uma queda de 5% em relação à última pesquisa, com 37% em 2023.

Parcelamentos

Leia mais  WhatsApp Payments: novo serviço deve chegar até final do ano

De acordo com os resultados da pesquisa, 54% dos entrevistados parcelaram compras no setor de vestuário, 50% compras de supermercado e 45% compras de eletrônicos. Vale destacar que praticamente metade dos entrevistados deixou de pagar ao menos uma conta no último ano. Destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito — um aumento de 29% a mais que no ano passado –, 32% a conta de internet e 30% a conta de energia.

Pesquisa completa:

Além disso, a pesquisa também abordou o perfil dos consumidores entrevistados, sendo possível traçar um perfil de endividamento do consumidor e destacar quais são as regiões mais endividadas de ambas as cidades.


Nos siga no Google News
Leia mais  Clientes XP poderão investir em previdência com cartão de crédito

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Clientes XP poderão investir em previdência com cartão de crédito

Guia do Investidor

Porto Bank isenta cobrança de IOF em cartões de crédito

Paola Rocha Schwartz

Genial Investimentos lança cartões de crédito e débito

Paola Rocha Schwartz

Feriado de 1º de Maio paralisa bancos; serviços retomam dia 2

Rodrigo Mahbub Santana

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

Gol (GOLL4) recorre a crédito de R$ 1 bilhão para reparos nas aeronaves

Mateus Sousa

Deixe seu comentário