Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Maioria das pessoas apontam o mau uso do cartão de crédito como o principal vilão do superendividamento, diz pesquisa da PROTESTE

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Neste mês, a PROTESTE, Associação de Consumidores, divulga os resultados da terceira edição da pesquisa comportamental sobre “Aspectos do Endividamento”. O estudo foi realizado na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, com 500 entrevistados.

A pesquisa tem como objetivo entender o grau de endividamento do consumidor e quais comportamentos e fatores externos fazem com que o consumidor chegue até o endividamento.

Vilões do superendividamento

74% dos entrevistados apontaram o mau uso do cartão de crédito como o maior vilão do superendividamento, 2% a mais em relação ao último ano. O desemprego também foi apontado como um fator de endividamento, ficando em segundo lugar com 37%. Já o cheque especial apresentou uma queda de 5% em relação à última pesquisa, com 37% em 2023.

Parcelamentos

Leia mais  Cartão Americanas tem anuidade? Cartão Americanas Fazer: Saiba mais

De acordo com os resultados da pesquisa, 54% dos entrevistados parcelaram compras no setor de vestuário, 50% compras de supermercado e 45% compras de eletrônicos. Vale destacar que praticamente metade dos entrevistados deixou de pagar ao menos uma conta no último ano. Destes, 41% deixaram de pagar o cartão de crédito — um aumento de 29% a mais que no ano passado –, 32% a conta de internet e 30% a conta de energia.

Pesquisa completa:

Além disso, a pesquisa também abordou o perfil dos consumidores entrevistados, sendo possível traçar um perfil de endividamento do consumidor e destacar quais são as regiões mais endividadas de ambas as cidades.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Cartão do Banco PAN é bom? Veja se tem anuidade e se é confiável
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

Gol (GOLL4) recorre a crédito de R$ 1 bilhão para reparos nas aeronaves

Mateus Sousa

Democratização do Crédito e Inovação Financeira no Brasil

Guia do Investidor

Demanda por crédito caiu 13% em 2023

Guia do Investidor

NOVIDADE: Banco Inter lança pix com cartão de crédito

Lara Donnola

Cartão Pré-Pago Gratuito e Recarregável: melhores opções

Karine Freitas

Deixe seu comentário