Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mulheres são mais conservadoras nos investimentos, aponta Santander

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A piora do cenário macroeconômico e a manutenção da taxa de juros em patamares elevados têm levado as mulheres a manter o foco na renda fixa em seus investimentos. Segundo levantamento realizado pelo Santander Brasil com investidoras (dos segmentos Especial, Van Gogh e Select), em janeiro do ano passado, 49,36% do total alocado por elas estava na renda fixa. Em janeiro deste ano o patamar é de 51,55%. Esses percentuais levam em consideração as aplicações em Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), títulos públicos e poupança. 

Um dado que chama a atenção é que, embora estejam mais conservadoras, as mulheres se arriscam mais em outras opções dentro da renda fixa: aumentaram o percentual alocado em LCIs e LCAs de 7,67% para 8,17% em 12 meses. Quando o assunto é previdência privada, as mulheres planejam mais o futuro, com 28,5% aplicados na categoria, contra 24,51% dos homens. Em 2022, estes percentuais eram de 27,58% e 24,07%, respectivamente. A participação dos fundos de investimentos no portfólio das mulheres caiu de 17,92% em janeiro de 2022 para 14,62% em janeiro deste ano, e de 19,18% para 17,15%, no caso dos homens.

Leia mais  As mudanças femininas no ambiente corporativo: como o ESG vem sendo um aliado?

Os homens também aumentaram a exposição em renda fixa, passando de 47,81% do total investido ano passado para 50,73% na renda fixa, este ano. Por outro lado, este público se arrisca mais na renda variável, com quase 4,24% dos recursos alocados em ações, ETFs (fundos de índices), mercado a termo, commodities, e fundos imobiliários em 2023. Já no feminino essa categoria representa menos de 1% dos investimentos

“As mulheres estão aproveitando o bom momento da renda fixa, dado a taxa de juros de 13,75% ao ano, mas a medida em que os juros baixem e a educação financeira se amplie, a tendência é que a concentração nessa categoria de espaço para diversificação, buscando uma equação eficiente de risco retorno”, afirma Luciane Effting, Executiva de Investimentos do Santander.    

Eles e elas diversificam

Mesmo que o levantamento mostre uma parcela menor em outros produtos, ainda assim homens e mulheres diversificam seu portfólio em outros investimentos. É o caso do Certificado de Operações Estruturadas (COEs), aplicação que as mulheres aumentaram de 2,03% para 2,89% de um ano para outro, enquanto os homens subiram de 2,12% para 3,09% a parcela neste produto do total da sua carteira.

Leia mais  Mulheres têm preferência por investimentos de baixo risco, aponta pesquisa da Onze

Os ativos de crédito privado, como debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificações de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), ocupam 0,97% do portfólio do público masculino e 0,59% do feminino.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Mulheres são minoria entre influenciadores de finanças, mas engajam mais a audiência
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mulheres conquistam maior participação no mercado financeiro

Guia do Investidor

Cresce o número de mulheres investidoras pelo segundo ano consecutivo

Guia do Investidor

Trabalho de Cuidado no Brasil: veja o que é, exemplos e se é remunerado

Anna Oliveira

Mulheres de Ministros de Lula são nomeadas para cargos públicos

Guia do Investidor

Mulheres são minoria entre influenciadores de finanças, mas engajam mais a audiência

Guia do Investidor

Mulheres passarão a ser maioria no conselho de administração da Vivara, representando 60%

Guia do Investidor

Deixe seu comentário