Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Nordeste tem queda de mais de 23% em fusões e aquisições

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Nordeste registrou uma queda de mais de 23,5% no número de fusões e aquisições nos nove primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo intervalo de 2022. De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 42 operações contra 55 nesse período no ano passado. O número de transações nessa região corresponde a 3,67% do total das 1.142 concretizadas no país. São Paulo lidera nacionalmente com 639 negócios fechados, atingindo 56% do quadro geral. Os dados constam na pesquisa da KPMG realizada com empresas de 43 setores da economia brasileira.

Segundo o levantamento, nos três trimestres de 2023, foram realizadas as quantidades a seguir de operações nos seguintes estados da região Nordeste: Alagoas (1), Bahia (15), Ceará (7), Maranhão (3), Paraíba (2), Pernambuco (6), Rio Grande do Norte (7) e Sergipe (1).

Leia mais  Setor de educação cresce 93% em número de fusões e aquisições; sendo o melhor resultado desde 2008

“Com um ambiente econômico mais incerto e taxas de juros mais restritivas no primeiro semestre do ano, houve um arrefecimento no volume de transações ocorridas no Nordeste, apesar de termos um destaque bastante positivo na Bahia com o incremento de 50% nas transações ocorridas no Estado. Ainda, com a melhora do cenário econômico e a queda da taxa de juros que vêm ocorrendo, o ambiente se torna mais favorável para a retomada do mercado de fusões e aquisições na região”, afirma o sócio-diretor de clientes e mercados das regiões Norte e Nordeste da KPMG, Daniel Pio.

Região Nordeste 2023 2022
Alagoas 1 1
Bahia 15 10
Ceará 7 14
Maranhão 3 1
Paraíba 2 11
Pernambuco 6 9
Piauí 1
Rio Grande do Norte 7 6
Sergipe 1 2
Total Nordeste 42 55
Total Brasil 1.142 1.384

Fusões e aquisições no Brasil sobem 9,4% no terceiro trimestre

O Brasil registrou 405 fusões e aquisições de empresas no terceiro trimestre de 2023, uma alta de 9,46% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 370 operações desse tipo. As operações domésticas entre organizações brasileiras (256) lideraram essas transações, seguidas de transações de empresas de capital majoritário estrangeiro (123) que adquiriram, de brasileiros, capital daquelas estabelecidas no Brasil.

Leia mais  Mercado imobiliário nordestino movimenta mais de R$ 15 bilhões nas capitais

“Os dados evidenciam um terceiro trimestre mais aquecido que o segundo. As fusões e aquisições estão sendo gradualmente retomadas. É uma alta discreta, porém importante, a qual sinaliza que as empresas estão mais ativas nessas operações e, possivelmente, mais otimistas com a economia. Ainda assim, é possível que 2023 termine com menos operações comparando com total de 2022”, afirma Paulo Guilherme Coimbra, sócio da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Transações ficaram estáveis no Espírito Santo no semestre, aponta KPMG
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Fusões e aquisições de Consumo e Varejo sobem 33,7%

Guia do Investidor

Fusões e aquisições caem 21,5% no Nordeste, diz KPMG

Guia do Investidor

Fusões e aquisições do setor financeiro aumentaram em 38,8% em 2023

Guia do Investidor

Fusões e aquisições caem 20% no Sudeste em 2023, diz KPMG

Guia do Investidor

Queda da Selic reaquece cenário e aumenta apetite para M&As em 2024

Guia do Investidor

Em queda, fusões e aquisições no Brasil caem 22% em 2023, até agosto, aponta PwC Brasil

Guia do Investidor

Deixe seu comentário