Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O que é Green Shoe e como funciona?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quando uma empresa pretende realizar um IPO o Green Shoe pode ser utilizado nos preços iniciais das ações. Dessa forma, é importante que os investidores conheçam essa cláusula e entendam o seu funcionamento.

Assim, o mercado muitas vezes necessita desse termo para que haja uma balanceamento nos ativos da bolsa. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar mais informações sobre o Green Shoe.

Definição de Green Shoe

De acordo com o mercado financeiro, o Green Shoe é um tipo de lote de ações suplementares. Desse modo, o seu grande objetivo é justamente realizar uma estabilização nos preços das ações durante um IPO.

Assim, a mesma está inclusa dentro do contrato de subscrição de um IPO e permite a compra de ações adicionais. Com isso, a intermediação será feita pelos subscritores durante esse período de oferta pública das ações.

Nesse sentido, eles poderão comprar até 15% desse complemento por até 30 dias logo após esse processo inicial. De fato, ele tende a ocorrer em mercados que estão em alta e com demandas excelentes.

Leia mais  Bradesco e Petrobras têm quedas após balanços

Consequentemente isso gerará volatilidade no preço dos papéis e esse lote estabilizará o valor apresentado pelas ações. Além disso, há a permissão dessa cláusula concedida pela CVM que cuida da bolsa brasileira.

Método de funcionamento do Green Shoe

Para realizar essa operação dão feitos alguns passos, então vamos conferir quais são eles:

  • São usados para controlar os preços voláteis;
  • Empresa pretende alavancar seu capital;
  • Faz um IPO (Oferta Pública Inicial) no mercado;
  • Cria a oferta e define quem será o subscritor;
  • Define-se então a faixa dos preços e quantidade de papéis;

Então haverá duas possibilidades que podem ocorrer durante esse IPO, são elas:

  • Preços das ações aumentou: o Green Shoe é feito e 15% vai para os investidores;
  • Preços das ações caíram: subscritores fazem a compra desses ativos e estabilizam o preço;

Portanto, o Green Shoe é um tipo de estabilidade que é aplicada nos preços das ações do mercado. Assim, é reduzida toda a volatilidade desses ativos na bolsa de valores, da oferta e também da demanda.

Leia mais  Bolsas de NY em Alta com destaque para setor de tecnologia

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Desistiu! BRK cancela oferta de ações e listagem na B3 (B3SA3)
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações do Spotify disparam com alta de 14% em assinantes

Paola Rocha Schwartz

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Dólar opera em baixa

Rodrigo Mahbub Santana

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário