Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Economia Notícias

PIB do Brasil pode cair 7,4% em 2020

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Segundo um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), uma possível segunda onda de infecções de Covid-19 pode aumentar ainda mais a queda do PIB do Brasil e de outros países da América Latina.

De acordo com a OCDE, os dois países mais seriamente afetados seriam a Argentina e o Brasil. O PIB desses dois países poderiam ter uma redução de cerca de 10% e 9,1%, enquanto o do México despencaria mais de 8%.

A OCDE em seu relatório elogiou as três maiores economias da América Latina. Especialmente por atender as populações mais vulneráveis e as empresas afetadas pela pandemia. Nesse sentido a Argentina recebeu destaque por ter implantado uma política sanitária eficaz no combate a contágio do coronavírus.

Contudo a OCDE destaca que os problemas estruturais e a dívida externa de US$ 65 bilhões na Argentina podem levar o país para uma grave recessão. Mesmo que a Argentina não seja abalada por uma segunda onda da pandemia, ainda assim a OCDE acredita que o PIB argentino pode cair cerca de 8,25%.

Ao contrário da Argentina, para o Brasil a OCDE prevê um futuro bem mais agradável. As ações que o governo tomou contra a pandemia foi “oportuna e precisa”. Porém faz o alerta para que medidas continuem sendo tomadas, pois o vírus continua se propagando pelo país. Sem uma segunda onda de contágio, a maior economia da América Latina deve retrair 7,4%. Disse a OCDE em seu relatório.

“O Brasil tem tudo o que precisa para crescer de maneira muito mais forte e melhor, e algumas poucas reformas cruciais poderiam fazer enorme diferença”, disse Jens Arnold, economista sênior da OCDE. “Essa é a diferença neste momento se comparamos com a Argentina, onde a situação é realmente muito complicada.” Continuou ele.

O que é o PIB?

PIB (Produto Interno Bruto) é o balanço da atividade econômica de um país, a soma de todos os bens e serviços que o país produz em um ano. É um indicador que objetiva acompanhar, no aspecto macroeconômico, o fluxo de produção.

Leia mais  O futuro das CBDCs no Brasil

Qual a importância do PIB?

O PIB é o principal indicador macroeconômico de um país. É referência para a tomada de decisão do governo. Ajuda o governo a decidir quanto à adoção de políticas econômicas, definição de investimentos e outros aspectos. Um PIB em crescimento incentiva investimentos. Além de demonstrar segurança econômica também é um indicador de como o país está no cenário internacional.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Bolsonaro fala com Trump sobre Brasil no “novo G7”
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Brasil subiu em ranking dos principais destinos de investimentos

Márcia Alves

Bancos estimam investir R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024

Guia do Investidor

Brasil amplia relações comerciais com a China

Guia do Investidor

FMI Projeta: Déficit Fiscal do Brasil Persistirá Até 2026

Rodrigo Mahbub Santana

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Guia do Investidor

Deixe seu comentário