Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Prêmio de risco de inflação dos títulos prefixados com prazo de um ano chega a 1%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O prêmio de risco de inflação dos papéis prefixados (LTN e NTN-F) para o prazo de um ano ultrapassou 1% na semana passada, segundo dados da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

O prêmio é a diferença entre a taxa destes títulos e a expectativa de inflação, ou seja, ele expressa por quanto o investidor está disposto a adquirir o papel para se expor a esse risco. Quanto maior a expectativa de inflação, maior o prêmio.

Esses resultados são reflexo da piora das expectativas da inflação nas últimas semanas por conta do início da guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem se refletindo nos indicadores acompanhados pela ANBIMA”, afirma Marcelo Cidade, economista da Associação.

Desde o dia 24 de fevereiro, quando começou o conflito, o ritmo de elevação dos prêmios disparou, saindo de 0,36% para 0,94% no dia 11 de março. Segundo Cidade, “com a incerteza da duração da guerra e o recente aumento dos combustíveis pela Petrobras, as expectativas deverão se manter elevadas para os próximos meses”.

Leia mais  Economistas preveem reduções de inflação e PIB para 2019

Inflação

A inflação também deve se manter em patamar elevado. A projeção da ANBIMA para o IPCA de março, apurada pelo Grupo Consultivo Macroeconômico no dia 11 deste mês, aponta 0,94%, contra 0,60% daquela calculada em 23 fevereiro.

Caso a projeção se confirme, a inflação no primeiro trimestre será de 2,51% contra 2,05% no primeiro trimestre do ano passado, tornando-se a maior taxa acumulada para este período desde 2016.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Qual foi o pior caso de hiperinflação da história?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário