Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Quase metade dos brasileiros (46,9%) estão insatisfeitos com as operadoras de telefonia

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Qualidade do sinal e aumento constante nos custos são as principais reclamações registradas na pesquisa desenvolvida pela INDECX.

Uma pesquisa realizada pela INDECX no primeiro mês de cada trimestre de 2023, revelou que os clientes não estão nada satisfeitos com os serviços prestados por suas operadoras de telefonia. O levantamento que avaliou o nível de satisfação dos clientes em relação às operadoras indicou que 46,9% dos clientes são detratores. A qualidade do sinal, o aumento constante nos custos sem uma melhoria correspondente nos serviços e as dificuldades no atendimento ao cliente foram as principais reclamações dos participantes.

A pesquisa foi conduzida em janeiro, abril e julho de 2023 e contou com a participação de 829 clientes de todas as regiões do Brasil. O estudo envolveu pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias.

Dentre os participantes, (22,4%) foram classificados como promotores (clientes satisfeitos com o serviço e que costumam indicá-lo para outras pessoas), (30,6%) como neutros (indiferentes ou sem perfil totalmente identificado) e (46,9%) como detratores (insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, que não indicam e são detratores das marcas).

A análise demográfica revelou diferenças interessantes conforme o grupo etário. Os clientes mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos, demonstraram níveis mais elevados de satisfação com o atendimento das operadoras, mas se mostraram insatisfeitos com a qualidade da conexão de internet. Já o público de 30 a 54 anos manifestou maior insatisfação, especialmente em relação ao atendimento.

“As necessidades e expectativas dos públicos promotores, neutros e detratores variaram significativamente, abrangendo aspectos como atendimento, cobertura de sinal, planos de contratação e qualidade da conexão”, diz Rafael Nascimento, diretor na INDECX.

Os resultados da pesquisa revelaram um NPS geral de -24,5 para o setor de operadoras de telefonia, indicando que essas empresas estão na zona considerada crítica, ou seja, com mais clientes detratores e pouco propensos a recomendar o serviço. A métrica do NPS é utilizada para mensurar o nível de fidelidade dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa, assim, como a probabilidade da marca ser recomendada para outras pessoas.

Leia mais  Como a Reforma tributária impactará no setor varejista

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Uso de IA para identificar o sentimento dos participantes aumentou NPS de -24,5 para -20,35

Leia mais  Novo arcabouço fiscal tem tudo para dar errado: veja as críticas de especialistas

A INDECX também utilizou a Inteligência Artificial (IA) para classificar o sentimento dos comentários e extrair palavras-chave com base nas opiniões dos respondentes. Essa abordagem qualitativa fez com que o NPS de -24,5 subisse para -20,35, demonstrando um aumento significativo na satisfação dos clientes, mas ainda dentro da zona crítica. A mudança aconteceu porque a IA é capaz de perceber sutilezas, possibilitando uma análise mais aprofundada.

“Esse nível de NPS, muito abaixo de um nível que podemos considerar satisfatório, explica o motivo dos consumidores trocarem de operadoras de telefonia apenas por uma oferta maior. Durante o estudo também identificamos uma parcela significativa de clientes não se recordando até mesmo sobre qual era sua operadora, esses comportamentos são totalmente ligados a um perfil sem fidelidade a uma empresa”, reforça Rafael.
 

A metodologia adotada na pesquisa foi de natureza experimental e descritiva, abrangendo múltiplas abordagens de medição de satisfação e pesquisa. Os questionários foram distribuídos de forma digital por meio de um formulário estruturado e não mascarado. Dentre as metodologias utilizadas, destacam-se o Net Promoter Score (NPS), perguntas de múltipla escolha, avaliações (5 Star Rating), perguntas fechadas, perguntas abertas e perguntas dicotômicas.

Leia mais  ComprasNet, do Governo vai receber R$ 11 milhões em investimentos

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Brasil subiu em ranking dos principais destinos de investimentos

Márcia Alves

Bancos estimam investir R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024

Guia do Investidor

Brasil amplia relações comerciais com a China

Guia do Investidor

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Guia do Investidor

Deixe seu comentário