Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Reações ao IPCA: Perspectivas de inflação e impactos na política de juros

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Várias instituições financeiras reagiram ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado em 7 de junho de 2023. O Barclays destacou que, apesar do alívio do IPCA, um corte de juros depende da decisão sobre a meta de inflação.

A manutenção das metas de 2024 e 2025 e a definição de um alvo em 2026 beneficiariam as expectativas de inflação. A estimativa para 2023 caiu de 5,7% para 5,4%.

Alexandre Maluf da XP reforçou a tendência recente de desinflação, com surpresas vindas dos preços dos alimentos.

A projeção para 2023 foi mantida em 5,4%. O Citi também destacou uma leitura melhor do que o esperado, com surpresa na abertura de alimentação no domicílio, nula (0,0%), ante projeção de avanço de 0,4%.

Julia Passabom e Luciana Rabelo do Itaú apontaram que a variação abaixo do esperado teve surpresas concentradas em itens fora do núcleo. Andréa Angelo da Warren Rena projetou deflação em junho, de 0,09%; para agosto, retorno ao terreno positivo, com alta entre 0,20% e 0,24%.

Leia mais  Pior que a Venezuela: Inflação na Argentina bate 211%

O Credit Suisse reduziu a projeção do IPCA 2023, de 5,5% para 5%, e de 2024, de 4,5% para 4%. O banco também antecipou a projeção para o início de corte da Selic, de setembro para agosto. O BofA manteve a projeção do IPCA 2023 em 5,5%, mas com viés de baixa, e reforçou a projeção de início de corte da Selic em agosto.

Por fim, a MB Associados reduziu a projeção do IPCA 2023 de 5,5% para 5,3%, com viés de baixa, destacando um cenário “bastante virtuoso” para a inflação, incluindo alimentos, manutenção da bandeira verde de energia e a decisão da Petrobras de impedir ‘solavancos’ no preço dos combustíveis.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  IPCA de abril é o mais elevado para o mês desde 1996
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual Logística investe em expansão de portfólio logístico

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

Deixe seu comentário