Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Relatório Cripto: Binance publica prova de reservas; Preço de GPUs despencam; NFTs da Copa do mundo; CMC lança sistema de rastreio de reservas e mais

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Depois de uma semana cheia para o mercado de criptomoedas, podemos fechar a semana com um misto de notícias positivas e negativas para os criptos ativos.

Veja nosso relatório semanal dos principais acontecimentos do mercado cripto no Brasil e no mundo e não deixe passar nada de importante sobre o Bitcoin, Ethereum, Metaverso, NFTs e mais.

Principais acontecimentos:

Ripio

Nos EUA, Ripio consegue aprovação de reguladores e pode expandir serviços

Esse semana, a Ripio conseguiu uma importante aprovação do órgão regulatório do estado da Flórida o “Florida Office of Financial Regulation”, e agora a empresa poderá oferecer produtos e serviços nos EUA.

A informação foi passada pela própria empresa em comunicado.

Com a obtenção da licença, as portas serão abertas para a entrada do amplo ecossistema de produtos e serviços da empresa no país norte-americano. Alguns exemplos desses produtos seria a Ripio Wallet, o Ripio Portal e a Ripio Trade.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

No entanto, a princípio, a empresa só oferecerá a plataforma Ripio Select, que funciona como um serviço premium desenvolvido para empresas e investidores institucionais.

“Estamos muito felizes e orgulhosos por atingir este objetivo, pois trabalhamos muito para poder atuar em um país como os Estados Unidos que, sem dúvida, é um dos sonhos e realização de qualquer empreendedor”

Afirma Sebastián Serrano, Cofundador e CEO da Ripio.

Binance

Binance publica prova oficial de reservas

Em um anúncio no site da Binance, a exchange apresentou como os usuários podem usar um novo mecanismo da plataforma para verificar suas participações.

Contudo, até o momento, único token disponível para verificação por meio do sistema é o Bitcoin, embora o anúncio diga que moedas adicionais serão adicionadas nas próximas semanas.

As próximas atualizações, com foco na transparência referente as reservas da exchange, incluem o envolvimento de auditores terceirizados para auditar seus resultados PoR e a implementação de ZK-SNARKs em seus métodos PoR, entre outros.

A Binance foi uma das primeiras exchanges a divulgar seus comprovantes de fundos. Além dela, a Bybit divulgou seus endereços de carteira reserva em 16 de novembro, uma semana após o incidente da FTX, junto com outras grandes exchanges, como Bitfinex, OKX, KuCoin e Crypto.com.

CoinMarketCap lança sistema para rastrear prova de reserva de exchanges de criptomoedas

Durante a semana, a CoinMarketCap (CMC), também anunciou o seu mais novo recurso para fornecer aos usuários informações financeiras atualizadas sobre as exchanges do mercado de criptomoeda.

O chamado rastreador de prova de reservas (PoR) apresentado pela plataforma, audita exchanges de criptomoedas ativas no setor com foco na transparência da liquidez.

Conforme o anúncio, o rastreador detalha o total de ativos da empresa e seus endereços de carteira pública afiliada, além de mostrar também os saldos, preço atual e valores das carteiras.

A CMC informou ainda que o serviço atualizará os dados a cada cinco minutos.

Leia mais  Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei das Criptomoedas no Brasil
Paraguai

Paraguai e Argentina são as novas “mecas” da mineração, diz Bitmain

Max Hua, que é o atual diretor de assuntos financeiros (CFO) da Bitmain, disse no início dessa semana que o Paraguai e Argentina, dentre outros países da América latina, estão se tornando paraíso para os mineradores.

O Paraguai, por exemplo, é um dos principais mercado de mineração da América do Sul, principalmente porque ele não consegue consumir toda a energia que consome e acaba vendendo para outros países a preços inferiores do que os valores cobrados no mercado local.

“O mercado está surgindo em cada vez mais países. E nações como Argentina e Paraguai possuem recursos naturais para produzir energia verde para sustentar todo o ecossistema blockchain e são atrativos para os mineradores”

Disse em entrevista ao portal de linha espanhola CriptoNoticias.

Assim, ele acredita que é justo que a nação utilize esse potencial energético para incentivar a mineração de Bitcoin.

“O Paraguai gera tanta energia hidrelétrica que é natural que o país pense em utilizá-la na mineração de Bitcoin”, afirmou.

Genesis nega planos de declarar falência

A Genesis, uma grande empresa de empréstimo de criptomoedas dos Estados Unidos, refutou essa semana as especulações de que está planejando um pedido de falência “iminente” caso não consiga cobrir um déficit de US$ 1 bilhão causado pela queda da exchange FTX.

Ao que tudo indica, a empresa cripto estaria enfrentado dificuldades para arrecadar dinheiro para sua unidade de empréstimo e comunicou aos investidores que teria que declarar falência, de acordo com uma reportagem da Bloomberg publicada em 21 de novembro, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Mas agora, a empresa nega tais afirmações.

Um porta-voz da Genesis disse ao portal Cointelegraph que não havia planos de pedir falência “em breve” e que a empresa continuava a ter discussões “construtivas” com os credores.

bitcoin down

Mais de 50% dos endereços de Bitcoin estão no vermelho

Mas nem tudo foi só maravilhas, pois essa semana marcou também um momento muito difícil para as pessoas que possuem Bitcoins guardados em carteiras.

A principal criptomoeda do mundo, o Bitcoin (BTC) abriu a semana com mais uma desvalorização, caindo 3% na manhã da segunda-feira (21), mas rapidamente se recuperando.

Contudo, durante a sofrida queda, a maioria dos endereços que possuem BTC, ficaram no vermelho, de acordo com dados do IntoTheBlock.

Conforme reportado pelo portal Cripto Fácil, de todos os 47,85 milhões endereços da rede, 24,56 milhões (cerca de 51% do total) ficaram abaixo do preço de compra de seus investimentos. Ou seja, o valor de seus BTC era menor do que o valor que eles pagaram, refletindo prejuízo.

Estes endereços adquiriram BTC a um preço médio superior ao preço do mercado do BTC, que estava cotado no di a US$ 16.199.

Hoje, sexta-feira (25), o Bitcoin está valendo $16.526, uma alta de 1,69% nos últimos 5 dias.

Changpeng Zhao Binance

CEO da Binance nega que foi a Abu Dhabi em busca de apoio a fundo de recuperação cripto

Changpeng Zhao, diretor executivo da exchange cripto Binance, veio a público negar um relatório que alegava que ele se reuniu com investidores em Abu Dhabi em busca de apoio financeiro para o fundo de recuperação cripto da empresa.

De acordo com um relatório de 22 de novembro da Bloomberg, CZ e outros afiliados à Binance discutiram levantar dinheiro para seu fundo proposto, com o objetivo de ajudar projetos com possíveis problemas de liquidez.

Zhao e a equipe da Binance se reuniram com potenciais apoiadores associados ao Conselheiro de Segurança Nacional dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Tahnoon bin Zayed.

Contudo, um porta-voz da Binance disse que as reuniões foram “focadas em questões regulatórias globais gerais”.

Já CZ foi ao Twitter, afirmar que o relatório da Bloomberg era “falso”.

Maceió: prefeito da cidade nordestina vai a Miami conhecer adoção de criptomoedas

Depois do Rio de Janeiro, Maceió é a mais nova cidade em busca de uma transformação cripto.

O atual prefeito da cidade no nordeste do país, João Henrique Caldas (JHC), foi até Miami conversar com Francis Suarez, atual gestor da famosa cidade norte-americana.

O objetivo do prefeito de Maceió era conhecer a adoção de criptomoedas promovida na cidade dos Estados Unidos, além do seu ecossistema de inovação que se tornou um dos destaques mundiais.

JHC vem se destacando com uma gestão que busca levar inovação e tecnológica para a cidade de Maceió, com diversas ideias que visam melhorar a vida dos cidadãos maceioenses.

“Queremos transformar Maceió em Miami”

Diz prefeito após conhecer adoção de criptomoedas nos EUA

Miami é uma cidade inteligente que atraiu muitas empresas para seu ecossistema. Maceió quer se aproximar das tendências mundiais, diz o JHC.

O prefeito de Maceió ainda disse que ambas cidades “são importantes destinos turísticos em seus países e estão aptas a dar um salto no campo da tecnologia”, afirmando que o compromisso é transformar um bairro da cidade em “um polo de inovação, oferecendo condições vantajosas para a instalação de empresas e aproveitando os benefícios do Marco Legal das Startups”.

Leia mais  Mineração de Bitcoin: Dificuldade tem maior queda desde banimento da China

BitPreço lança nova plataforma com serviços de pagamentos, conta digital e cartões

A BitPreço, decidiu estender sua funcionalidade buscando oferecer serviços bancários por meio de uma nova plataforma chamada Bitybank.

A empresa, que também abrirá serviços de pagamento e contas digitais, planeja atrair usuários para as criptomoedas por meio de programas não tão associados a esse mercado, como fornecer cashback de compras que vai contra o medo dos usuários de comprar criptomoedas no mercado incerto de hoje.

A BitPreço possui cerca de 13% de todas as transações de bitcoin nos últimos três meses, sendo uma das maiores do Brasil.

Ney Pimenta, um dos sócios da corretora, explicou que esses novos serviços, que inclui até cartões de crédito, serão oferecidos por meio de um novo aplicativo chamado Bitybank.

O objetivo dessa inclusão é direcionar mais usuários para o mercado cripto por meio da oferta de serviços menos voltados para nichos.

Mais de 100 milhões de carteiras de criptomoedas já foram baixadas em 2022

Apesar do momento delicado que o mercado de criptomoedas vem passando durante o ano, a semana marcou também com a notícia que mais de 102 milhões de usuários baixaram carteiras de criptomoedas entre janeiro e outubro de 2022.

As informações são da Finbold e noticiadas pelo Cointelegraph. O levantamento considerou 21 aplicativos disponíveis para dispositivos móveis para Android e iOS.

Contudo, apesar do número demostrar uma estimativa do crescimento global da adoção das criptomoedas, a adesão a uma carteira digital não necessariamente corresponde à adesão de novos usuários ao espaço.

Isso porque um mesmo indivíduo pode baixar várias carteiras em um mesmo dispositivo, além disso, os usuários também podem baixar uma carteira mesmo sem ter criptomoedas.

Por fim, o número, apesar de ter passado a barreira dos 100 milhões de downloads, é 42% inferior ao número registrado no ano passado.

covidao policia federal

Polícia Federal apreende criptomoedas associadas ao comércio ilegal de cigarros

Na quarta-feira (23), em uma operação da Polícia Federal (PF), criptomoedas foram apreendidas em ação contra quadrilha internacional especializada no comércio ilegal de cigarros.

Chamada, Smoke Free, a operação contou com 40 equipes para fazer o cumprimento de 27 mandados de prisão preventiva, no Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, e noticiado pelo portal Cointimes, o grupo criminoso atuava pelo menos desde 2019 vendendo cigarros de maneira ilegal em áreas de facções criminosas do Rio.

As notas fiscais do produto eram falsificadas ou, às vezes, nem sequer emitidas.

Também foram expedidos 50 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio, sequestro e apreensão de bens como imóveis, criptomoedas, automóveis de luxo e dinheiro em espécie, avaliados em R$ 300 milhões.

O dinheiro obtido com a venda ilegal de cigarro era lavado e remetido de forma irregular ao exterior, fazendo também o uso de criptomoedas para dificultar o rastreamento dos ativos.

Executivo da emissora Record é destituído após promover empresa do “faraó dos bitcoins”

Na terça (22), um executivo da rede Record no Rio de Janeiro foi destituído de seu cargo após uma lista vazada apontar que ele foi responsável por convencer investidores a investir na empresa do “faraó dos bitcoins”.

Glaidson Acácio dos Santos ou o “faraó dos bitcoins”, foi o líder da GAS Consultoria que atuava com um esquema de pirâmide financeira. Para convencer aportes de clientes, Glaidson prometia rendimentos de 10% ao mês, justificando a alta rentabilidade em uma equipe de traders altamente capacitada.

O faraó foi um dos presos da Operação Kryptos em 2021, quando seu esquema desmoronou. E agora, o mais novo vínculo dele foi encontrado, um executivo da Record no Rio.

Segundo informações reveladas pela coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, o ex-presidente da RecordTV, Fabiano Freitas, levou 160 investidores para o golpe com criptomoedas de Cabo Frio. Ele foi destituído do cargo na última terça.

Entre as vítimas, estão funcionários da própria Record e a mulher do Deputado Federal Marcos Pereira (PL), considerado pelo UOL um operador financeiro de Edir Macedo, líder da TV Record e da Igreja Universal.

Copa do Mundo

Exchange OKX lança NFTs em promoção da Copa do Mundo

A exchange de criptomoedas, OKX Brasil, que é parceira da Foxbit, anunciou na quarta-feira o evento de NFTs “OKX Football Cup“, onde os usuários poderão cunhar NFTs gratuitamente para concorrer a prêmios.

As premiações serão distribuídas conforme os resultados dos jogos da Copa do Mundo de Qatar.

Segundo as regras, os usuários cadastrados na OKX podem criar gratuitamente até 3 NFTs para até três das 32 seleções participantes.

Os NFTs serão emitidos na rede Ethereum, conforme o site oficial da promoção, e poderão ser “mintados” até o dia 3 de dezembro.

NFT: Claro lança coleção digital para a Copa do Mundo

Outra empresa que também aproveitou a Copa do Mundo para lançar NFTs foi a operadora Claro.

Ao todo, são sete modelos de NFTs lançados com temas da Copa, um para cada rodada do torneio.

Além de compor a carteira digital do cliente com um ativo digital, os NFTs oferecidos pela operadora pretendem oferecer uma experiência exclusiva ao garantir um par de ingressos para a BUDX, festa realizada pela Budweiser para transmissão da competição.

Leia mais  Brasileiros se declaram culpados por fraude com criptomoedas na Airbit Club

Conforme apresentado pela operadora, a cada rodada da copa, serão distribuídos 10 NFTs do mesmo modelo.

O resgate será realizado pelo site ou app Minha Claro, através de pontos do Claro clube, plataforma de recompensas da operadora.

No total, serão 70 NFTs distribuídos que ficarão liberados três dias antes dos jogos de cada rodada, para que os usuários possam adquirir os tokens a tempo de curtir as partidas e as festas BUDX em sua região.

Neymar vê NFTs caírem 85% e perde R$ 5 milhões

Finalizando as notícias sobre NFT da semana, também temos que falar sobre o prejuízo que o jogador Neymar está tendo que aceitar ao ver suas NFTs desvalorizando drasticamente.

No início do ano, quando os NFTs ainda estavam em alta, Neymar transferiu mais de R$ 6 milhões em ethers (ETH) para adquirir dois Bored Apes.

Contudo, agora com o mercado todo no vermelho e um cenário totalmente diferente do ano passado, os macacos estão custando cerca de R$ 920 mil.

Além disso, vale a pena citar que o jogador perdeu dinheiro em duas frentes: além da desvalorização dos próprios NFT, houve também a desvalorização das próprias criptomoedas, no caso o Ethereum.

Isso porque, em janeiro, Neymar gastou cerca de 189,69 ETH e 159,99 ETH por dois tokens da coleção Bored Ape Yatch Club (5269 e 6633) respectivamente, conforme dados do marketplace de NFTs.

Mas agora, os NFTs comprados pelo craque (que estão sob custódia da conta EneJayVault no OpenSea) são avaliados em 100 WETH e 54,65 WETH.

Que dureza, não? Talvez ganhando a Copa do Mundo ele possa esquecer um pouco os problemas do mercado cripto que ele arrumou.

Nike Swoosh NFT

Metaverso: Nike estreia plataforma que visa criar comunidade Web3

No final dessa semana, a Nike anunciou a sua mais nova plataforma no metaverso chamada Swoosh.

O objetivo da nova plataforma é criar uma comunidade Web3, além de exibir seus calçados, acessórios e vestuários esportivos através de coleções digitais.

Assim, com a iniciativa, os clientes da marca terão acesso a eventos exclusivos no metaverso, além da oportunidade de colaborar com designers de novas coleções digitais e ganhar royalties com a venda destes produtos na plataforma, diz a empresa.

Os usuários da Swoosh poderão coletar, vender e trocar produtos da Nike dentro da plataforma também.

Por fim, eles também poderão ir a eventos da vida real com uma réplica das suas criações virtuais tokenizadas, as quais poderão ser adquiridas nas lojas oficias da Nike.

Depois de atualização do Ethereum, vendas de GPU despescam 50%

Essa semana também não foi muito boa para a Nvidia, que viu as vendas de GPUs usadas para mineração de criptomoeda diminuírem no mercado.

Uma das principais causas desse declínio, segundo a empresa, é o The Merge ocorrido no Ethereum, aponta a empresa.

“Acreditamos que a recente transição realizada no Ethereum, reduziu a utilidade das GPUs para mineração de criptomoedas. Assim, isso pode ter contribuído para o aumento das vendas de nossas GPUs no mercado de usados. Portanto, isso afeta a demanda por alguns de nossos produtos, principalmente os de menor preço”, afirmou a empresa.

O relatório da empresa, noticiado pelo portal CriptoFácil, mostra que em comparação com o trimestre anterior, a receita da Nvidia diminuiu 48%. E 69% em relação ao mesmo período do ano passado.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin sobe 5% após halving, alcançando US$ 66 mil novamente

Paola Rocha Schwartz

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

Deixe seu comentário