Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Risco de calote da Argentina dispara

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Risco de calote da Argentina assusta investidores! Após os resultados das Eleições Primárias na Argentina a grande possibilidade de descontinuidade política no país faz crescer a perspectiva de calote da dívida externa.

A eminência de uma mudança ideológica na política Argentina aumenta a crença de não cumprimento dos acordos atuais com outros países. A Fitch Ratings, agência que classifica os riscos, rebaixou a nota de crédito do pais de “B” para “CCC”.

A incerteza política aumenta o risco do calote da Argentina

Além da insegurança que a mudança de posicionamento político gera, existem também outros fatores. A alta do dólar, a proximidade do vencimento da dívida, e a diminuição do PIB influenciam para uma perspectiva negativa.

O acordo da dívida existente hoje junto ao FMI foi acertado conforme a visão política atual. Alberto Fernandez, candidato que vem sendo apontado como provável vencedor das eleições, já demonstrou interesse na renegociação.

VOCÊ VIU O MEDO DA POPULAÇÃO ARGENTINA? CLIQUE AQUI E DESCUBRA!

O clima de incerteza referente ao futuro político do pais, dificulta até a criação de expectativas. A estagnação de salários e pensões e o aumento da inflação são cenários mais prováveis considerados até o momento.

Leia mais  Censo 2022: população parda supera a branca pela 1ª vez desde 1872  

O FMI teme que com uma mudança na orientação política, a nova gestão não concordará com os termos já existentes. Além de outras medidas que podem influenciar sobre a dívida externa.

O total da dívida do país já chega a U$ 20 milhões e quase todos os vencimentos serão em 2020. Então já estão praticamente esgotadas as possibilidades de refinanciamento por falta de crédito.

Quase 80% da dívida existente é em moeda estrangeira, portanto a desvalorização da moeda nacional aumenta ainda mais a insegurança. Além disso a arrecadação com impostos também não atingiu os níveis esperados.

Dívida bate 95% do PIB nacional

Embora a dívida já tenha alcançado 95% do PIB nacional, o FMI ainda a considera sustentável. Então o nível está no limite e qualquer aumento desse percentual mudaria esse diagnóstico.

Por fim, o Banco Central da Argentina vem adotando uma política conservadora em relação a seus fundos de capital. Assim buscando manter sua reserva como fonte de garantia para a dívida.

Gostou do artigo sobre o risco de calote da Argentina? Então assine a nossa NEWSLETTER clicando AQUI e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook clicando AQUI!

Leia mais  Além de combustíveis e energia, conta de celular também terá desconto

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Preço médio do aluguel em Belo Horizonte sobe 2,5% no mês de março
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma regulamenta tributação em viagens entre estados

Agência Brasil

Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Agência Brasil

Semana que vem deve sair votação de projeto para novo Dpvat

Agência Brasil

Reforma prevê imposto reduzido para 18 profissões liberais

Agência Brasil

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Agência Brasil

Imposto do Pecado: Alimentos ultraprocessados ficarão de fora

Agência Brasil

Deixe seu comentário