Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Saiba como conferir quais empresas consultaram o seu CPF

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A consulta ao CPF do consumidor por empresas e credores é uma prática regular no mercado de crédito e que costuma ser utilizada para informar de maneira mais clara o perfil financeiro de cada cliente. Essa é uma prática segura e que pode ajudar o indivíduo a evitar fraudes em seu nome. Mas como saber quais empresas consultaram o seu CPF?

Conheça os motivos que levam a essa prática e descubra como identificar quais estabelecimentos ou instituições financeiras consultaram o seu CPF.

Por que empresas consultam o CPF?

Normalmente, ao solicitar um cartão de crédito ou empréstimo em uma determinada instituição financeira, ela irá consultar o seu CPF diversas vezes para entender se você é ou não um bom pagador. Em outras palavras: se você realmente possui condições para contratar o produto financeiro e arcar com os pagamentos mensais.

Leia mais  Você está nessa? Brasileiros pretendem consumir mais em 2022, diz levantamento

Portanto, as consultas servem para avaliar o risco da disponibilização do crédito e evitar fraudes, pois com essa análise também é possível detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos provenientes de furto, por exemplo.

Como saber quem consultou o seu CPF?

É possível visualizar quem consultou o seu CPF de algumas maneiras, uma delas é com o CPF Protegido da Foregon, marketplace de produtos e serviços financeiros parceiro do birô de crédito Boa Vista. 

Na plataforma você tem acesso a um painel de monitoramento do seu CPF com todos os detalhes necessários. A partir do momento em que você ativar esse serviço, o sistema te notifica, via SMS e e-mail, a respeito de quais empresas consultaram o seu CPF e se houve inclusão ou exclusão de dívida em seu nome.

Confira o passo a passo e saiba como acessar o CPF Protegido:

  1. Acesse o Portal da Foregon;
  2. Crie sua conta com e-mail e senha;
  3. Em seguida, abra uma nova aba e insira o seu e-mail cadastrado;
  4. Clique em “Proteger CPF Grátis” e insira a sua senha;
  5. Por fim, selecione a opção “Acessar Monitoramento” e pronto. As empresas que consultarem o seu CPF aparecerão na tela para você.
Leia mais  Itaú Unibanco lança funcionalidade de iniciador de pagamentos

Vale frisar que a Foregon é responsável exclusivamente por fornecer as informações solicitadas sobre a consulta do CPF por empresas e instituições.

Vantagens de saber quem consultou o seu CPF

Como citamos anteriormente, a principal vantagem de poder conferir quem consultou seu CPF envolve o aumento da segurança.

Por exemplo: se você não solicitou nenhum produto financeiro ou crédito no mercado e mesmo assim recebeu um alerta de consulta de instituições financeiras ou operadores, provavelmente você será vítima de uma fraude.

Com esse alerta você consegue prever a situação e entrar em contato com o banco ou empresa informando o ocorrido. Logo, você consegue evitar uma grande dor de cabeça em decorrência de prejuízos financeiros.


Leia mais  Transações via Pix crescem e, pela primeira vez, se sobressaem ao uso de cartões
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo lança programa de crédito a empresas

Rodrigo Mahbub Santana

Congresso e Governo avaliam taxar importações até US$ 50

Rodrigo Mahbub Santana

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Guia do Investidor

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

Consultas processos e situação CPF Receita Federal: veja como

Lara Donnola

Efeito Lula? Analistas de 3 bancos cortam preço-alvo da Vale

Márcia Alves

Deixe seu comentário