Guia do Investidor
lula fora bolsonaro
Colunistas

A quem interessa a demonização do mercado financeiro?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Não é de hoje que vemos grandes nomes da política e até da mídia falando contra o mercado financeiro. em Abril de 2021, durante uma entrevista ao jornalista e analista político Reinaldo de Azevedo, ao ser perguntado sobre as reações do mercado há algumas declarações em uma “velada” pré-campanha do atual presidente eleito, Lula (PT) ironizou: “Reinaldo, você me faz um favor?! Entre em contato e marque uma entrevista pra ‘mim’ com esse tal de ‘mercado’”. 

Para você, investidor que busca um aprimoramento constante a respeito do mercado de capitais e investimentos a fim de obter os melhores lucros, a olhos inocentes, pode pensar:

 “A bolsa de valores existe no brasil desde o século XIX. Por qual razão um ex-presidente não saberia a importância de um mercado forte na economia de um país?

É verdade que o número de investidores é ainda pequeno em comparação a outros países de economia mais consolidada. 

Leia mais  Lula agrotóxicos: Governo bate recorde na liberação

Em fevereiro deste ano, a B3 (B3SA3) divulgou que o número de investidores pessoas físicas havia alcançado a marca de 4,2 milhões, com aproximadamente 5 milhões de contas cadastradas. O número vem aumentando consideravelmente desde a escalada da taxa Selic que iniciou em 2019.

Já no dia 31 de outubro, um dia após os resultados das eleições, os portais de notícias noticiaram a queda brusca que o índice bovespa apresentou como uma clara resposta ao resultado eleitoral. 

Nada incomum, uma vez que o candidato declarado vencedor da corrida presidencial foi marcado com falas agressivas à responsabilidade fiscal e ao aumento da dívida em nome de políticas públicas de cunho populista, como a manutenção constante do programa Auxílio Brasil, iniciado pelo governo anterior para o apoio aos trabalhadores que perderam seu meio de sustento por conta da pandemia do COVID-19. 

O que chama atenção é, entre outras coisas, as reações e comentários de uma parcela da população e da mídia a respeito. Em alguns posts, podemos ver comentários do tipo “E daí? Não como bolsa.”; “Dólar não se come, dane-se a bovespa”; o mais destacado comentário foi, sem sombra de dúvidas, do comentarista político da GloboNews, Octávio Guedes, que declarou: “O mercado é um ator bolsonarista” sugerindo que a resposta do índice bovespa viria em apoio ao candidato derrotado e contra o vencedor eleito.

Leia mais  Carteira Técnica Outubro 2019 da XP

Disclaimer: A Opinião do autor é de inteira responsabilidade própria e não reflete necessariamente a opinião do Guia do Investidor.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Imposto de Renda 2024 isenção: confira a nova faixa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Carta de Milei é insuficiente para diálogo com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Democracia está morrendo no Brasil, diz Wall Street Journal

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário