Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Alta da Selic: FIIs seguem como ótima opção de investimento em 2022, diz Vectis Gestão

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Por Laercio Boaventura – Diretor de Investimento da Vectis Gestão

A alta da Selic favorece principalmente os FIIs de papel indexados ao CDI (aqueles FIIs que investem em CRIs indexados em CDI). Eles passarão a pagar rendimentos maiores em função desse aumento. Lembrando ainda que esses rendimentos são isentos para as pessoas físicas.

No caso de FIIs de papel indexados ao IPCA, no curto e médio prazos, esses fundos tem capacidade de pagar rendimentos ainda maiores.

Primeiro por pagarem inflação com defasagem de 2 meses em média, ou seja, ainda repassarão o IPCA de março, que foi de 1,62% no mês, e a de abril cujo IPCA-15 (prévia para o IPCA do mês) acelerou para 1,73%, a maior inflação mensal desse indicador desde fevereiro de 2003.

Explicando de outra forma, primeiro temos a divulgação da inflação para depois o BACEN agir e aumentar a taxa de juros tentando frear a inflação. Como os FIIs de papel indexados em IPCA pagam “atrasado” a inflação, em cenário de alta de inflação, tendem a pagar mais do que a taxa Selic equivalente daquele mês (por exemplo, CDI de abril foi 0,83% no mês contra IPCA de 1,01% de fevereiro).

Leia mais  Selic a 12,75% ao ano: entenda o que é a taxa básica de juros e como ela afeta sua vida

Lembrando ainda que esses fundos pagam IPCA + taxa fixa referente ao spread de crédito cobrado nas operações investidas (carteira do VCJR11 está pagando uma taxa bruta de IPCA + 9,3%a.a. na cota patrimonial de 98,83 que foi o fechamento de abril).

Em segundo lugar estamos numa inflação de oferta por conta da falta de produtos pelos lockdowns mundiais de 2020 e 2021, bem como o atual na China em função da pandemia, que causaram a quebra das cadeias de logística e produção em todo o mundo.

Existe ainda a pressão nos preços de fertilizantes e commodities causados pela guerra na Ucrânia e a pressão ainda maior sobre preço de derivados de petróleo frente as novas sanções impostas a Rússia.

Sendo assim, mesmo que sejamos capazes de reduzir o financiamento e a atividade econômica, ainda teremos uma inflação latente alta que não será controlada pelos juros. Veja que no próprio pronunciamento do Federal Reserve – FED, há a preocupação de não errar nessa subida de taxa e elevar o país a uma recessão com inflação.

Leia mais  Entenda como a queda da taxa Selic influencia o dia a dia da população

Resumindo: nossa visão é que a inflação continuará alta ao longo do ano de 2022 e como os FIIs de papel indexados ao IPCA pagam essa inflação com defasagem, em média de 2 meses, esses fundos deverão ser destaque na distribuição de dividendos ao longo desse ano.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  IPCA de junho traz deflação moderada e reduz expectativas de corte mais agressivo na Selic
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Deixe seu comentário