Guia do Investidor
Tesouro IPCA 2045 ja subiu mais de 70 em 2019
Colunistas

Associação Brasileira de Bancos avalia resultado do IPCA de junho

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após a alta de 0,23% em maio, como esperado, o IPCA em junho registrou uma deflação de -0,08%. O resultado mensal refletiu a deflação nos bens comercializáveis (-0,72%), movimento que tende a continuar se mantida a redução nos preços das commodities e o movimento de apreciação do real. Em termos anualizados, a inflação alcançou uma taxa de 3,16% a.a., valor próximo ao centro da meta.

Apesar de que seja aguardada alguma aceleração ao longo do 2.º semestre, quando os efeitos da desoneração dos combustíveis estiverem dissipados, o processo desinflacionário é consistente, tornando o balanço de riscos mais favorável para o início do processo de flexibilização monetária a partir de agosto, ainda que não se possa cravar o tamanho do corte na Selic.

Leia mais  Setor bancário 2021: número de assaltos a agências cai 36% e ataques a caixas eletrônicos também recuam

A média móvel trimestral anualizada e dessazonalizada saiu de 6,12% a.a. em maio de 2023 para 5,21% a.a.. Apesar da leve piora na margem no item serviços subjacentes, as suas medidas em 12 meses também ratificaram o cenário benigno para a inflação, com a Alimentação no domicílio passando de 7,78% a.a. em maio de 2023 para 6,94% a.a., a dos bens industriais de 9,17% a.a. para 8,26% a.a. e a dos serviços de 7,13% a.a. para 6,73% a.a.

Adicionalmente, a média anualizada dos 5 núcleos acompanhados pelo Banco Central desacelerou de forma significativa de 6,72% a.a. em maio de 2023 para 5,99% a.a.. Por fim, também de forma positiva, o índice de difusão reduziu-se de 56,0% para 49,6%. 

Por Everton Gonçalves, superintendente da Assessoria Econômica da ABBC.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Renda Fixa está mais arriscada que a Bolsa, segundo Nord Research. Entenda
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual Logística investe em expansão de portfólio logístico

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar dispara para R$ 5,07 com dados de inflação

Rodrigo Mahbub Santana

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Guia do Investidor

Efeito Lula? Analistas de 3 bancos cortam preço-alvo da Vale

Márcia Alves

Deixe seu comentário