Guia do Investidor
investir em Bitcoin
Colunistas Criptomoedas

Criptomoedas: ainda vale a pena se aventurar?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Apesar do crescimento expressivo nos últimos anos, as criptomoedas ainda não fazem parte do dia a dia de muitas pessoas em todo o mundo. Em linhas gerais, as criptomoedas são meios de pagamento peer-to-peer, ou seja, de pessoa para pessoa, sem necessariamente ter que passar por uma instituição financeira tradicional.

Todas as transações são registradas por meio de uma tecnologia de registro distribuído (“distributed ledger technology”, ou DLT, da qual a blockchain é a mais conhecida), fazendo que os próprios usuários sejam, ao mesmo tempo, validadores e auditores de toda a rede. O Bitcoin, a moeda digital mais popular, foi criado em 2008 e faz parte da primeira geração de blockchains, cujo objetivo ainda se restringia apenas ao envio e recebimento de moedas. Em seu auge, a moeda chegou ao valor máximo de US $69 mil, em novembro de 2021.

Leia mais  Coinbase surpreende com lucro de US$ 273 milhões no 4º tri de 2023

O Ethereum, criado pelo russo-canadense Vitalik Buterin em 2015, iniciou a segunda geração de blockchains. Ela expandiu as capacidades da primeira geração, permitindo a criação de aplicativos descentralizados (“decentralized apps”, ou dApps) por meio de smart contracts. Por meio da Ethereum Virtual Machine (EVM) podem ser executados os mais diversos dApps, como wallets, aplicações financeiras, exchanges, dentre outros.

O sucesso do Bitcoin e do Ethereum abriu as portas para a criação de diversos novos ativos digitais. Atualmente temos USDT, USDC, BNB, BUSD, ADA, SOL e XRT, apenas como exemplo de algumas moedas mais relevantes. Além disso, esse sistema engloba ainda moedas digitais de Bancos Centrais e os famosos NFTs (“non-fungible tokens”). Hoje, somadas, as moedas digitais já chegaram à marca de mais de US $3 trilhões de capitalização e cerca de US $125 bilhões em transações diárias, envolvendo mais de 200 milhões de pessoas.

Por fim, a questão que permeia quem ainda não se aventurou nesse universo é se o investimento vale a pena, e a resposta é: sim!! Mas, assim como em qualquer segmento, é preciso estudo, conhecimento e acompanhamento das novidades e tendências que impactam esse incrível e dinâmico mercado.

Leia mais  Bitcoin e Solana em queda: Mercado cripto abala investidores

Por Caio Antonio, CEO e CTO da 2nd Market, ecossistema que reúne infraestrutura tecnológica e usabilidade de criptografia.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  5 melhores criptomoedas para investir em setembro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Deixe seu comentário