Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ditadura venezuelana torna líder da oposição inelegível por 15 anos; oposicionistas criticam ação antidemocrática

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Líder da oposição venezuelana é tornada inelegível por 15 anos pela ditadura, gerando críticas internacionais.

María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, foi declarada inelegível por 15 anos pela ditadura do país.

A Controladoria-Geral alega que ela cometeu irregularidades administrativas durante seu mandato como deputada e que sua punição foi ampliada devido ao apoio que deu às sanções dos Estados Unidos contra o ditador Nicolás Maduro.

A decisão ocorre no mesmo dia em que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro também foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por oito anos.

A medida gerou críticas internacionais, com líderes opositores e defensores da democracia condenando a ação antidemocrática do regime venezuelano.

Líder oposicionista María Corina Machado é punida pela ditadura venezuelana, enquanto críticas à ação se intensificam

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, foi declarada inelegível por 15 anos pela ditadura do país. A Controladoria-Geral venezuelana alega que ela cometeu irregularidades administrativas durante seu mandato como deputada entre 2011 e 2014. No entanto, a punição foi ampliada devido ao apoio de Machado às sanções impostas pelos Estados Unidos contra o ditador Nicolás Maduro.

Leia mais  Privatização do BB entra em foco: "falta só Bolsonaro aprovar"

A medida de inelegibilidade foi divulgada pelo deputado José Brito nesta sexta-feira, 30. María Corina Machado é uma das principais lideranças da oposição e atualmente lidera as pesquisas para as primárias da oposição, que irão selecionar o candidato preferido dos venezuelanos para enfrentar Maduro nas eleições de 2024.

A decisão de tornar Machado inelegível acontece no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil também declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. Essas ações têm gerado críticas tanto dentro quanto fora dos respectivos países, com líderes opositores e defensores da democracia condenando ações antidemocráticas por parte dos regimes venezuelano e brasileiro.

María Corina Machado reagiu à decisão em suas redes sociais, debochando do regime venezuelano e ressaltando que isso apenas demonstra que o regime já sabe que está derrotado. Ela afirmou que a oposição votará com mais força e determinação nas primárias.

Henrique Capriles, outro opositor de Maduro, saiu em defesa de Machado, chamando a ação de inconstitucional, infundada e vergonhosa. Ele destacou que essa é mais uma demonstração do rumo antidemocrático do regime de Maduro.

Leia mais  Haddad afirma que incerteza econômica é devido ao "enorme rombo eleitoral" deixado por Bolsonaro

As ações tomadas pelos regimes venezuelano e o TSE brasileiro têm gerado preocupações sobre o respeito à democracia e aos direitos políticos nos respectivos países, levantando debates sobre a garantia da participação política e a liberdade de expressão.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Bolsonaro fala com Trump sobre Brasil no “novo G7”
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Lula cortou R$ 18 milhões do combate a dengue

Rodrigo Mahbub Santana

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

Brasil se cala por expulsão de funcionário da ONU na Venezuela

Guia do Investidor

Deixe seu comentário