Guia do Investidor
petrobras 1
Notícias

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta quinta-feira (21), a Petrobras divulgou nova lista de indicados para seu conselho de administração, que passará por renovação em assembleia de acionistas em abril. O governo adicionou oficialmente o nome de Rafael Dubeux, secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, à lista.

Se os acionistas elegerem Rafael, o conselho da Petrobras contará com quatro representantes de ministérios, que passarão a definir a estratégia da empresa. Nos primeiros governos do PT, antes da aprovação da Lei das Estatais, observou-se a mesma situação.

Governo propõe a recondução de Pietro Mendes e Vitor Saback, do Ministério de Minas e Energia, e Bruno Moretti, da Casa Civil, ao conselho.

Especialistas consideram a presença de representantes ministeriais no conselho da Petrobras como forma de “driblar” a Lei das Estatais, que veta a candidatura de ministros e enfatiza a independência nas decisões.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, sindicatos de trabalhadores da Petrobras, que apoiaram a candidatura do presidente Lula, questionaram sua gestão, apesar de agora terem representação na administração da empresa.

Leia mais  Desempenho da Petrobras (PETR4) no 4T20 surpreende analistas

Em julho de 2022, a FUP e a Anapetro moveram ação judicial contra a nomeação de Jonathas Assunção e Ricardo Soriano para o conselho da Petrobras. Bolsonaro ignorou pareceres internos que apontavam possíveis conflitos de interesse, assim, nomeou os dois.

Em 2023, Lula também ignorou pareceres ao nomear Pietro Mendes e Sergio Rezende para a Petrobras, considerados inelegíveis pelo comitê interno da empresa. Recomendava-se, contudo, que Mendes deixasse o cargo no MME antes de assumir.

Rezende foi dirigente de partido e não cumpriu a quarentena exigida pela Lei das Estatais, depois derrubada por liminar do ministro do STF Ricardo Lewandowski e, por fim, retirada do estatuto da Petrobras.

Conselho da Petrobras

Na nova lista para o conselho, o indicado do Ministério da Fazenda, portanto, substitui Rezende. Além dos quatro secretários de ministérios, propõe-se a recondução do presidente da Petrobras e do advogado, Renato Gallupo.

Repete-se, ainda, dois outros nomes da lista de 2023, entretanto, acabaram não sendo eleitos: Benjamin Alves Rabello Filho e Ivanyra Maura de Medeiros Correia.

Leia mais  O rei dos dividendos: Petrobras foi a melhor pagadora de proventos do mundo no 2T22

O conselho da Petrobras tem 11 assentos, incluindo um para representante dos trabalhadores, atualmente ocupado pela geóloga Rosângela Buzanelli. O governo, que tinha oito assentos, começou a perder espaço em 2020 devido à maior participação de investidores privados.

Atualmente, acionistas minoritários ocupam quatro vagas no conselho. Para a próxima assembleia, eles indicaram cinco candidatos, incluindo José João Abdalla, Marcelo Gasparino e Francisco Petros, buscando recondução.

Aristóteles Nogueira Filho e Jerônimo Antunes, também são outros dois candidatos.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Bolsonaro encerra publicação de balanço em jornais
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Estudo da Fazenda questiona desoneração da folha

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras: acionistas elegem novos membros do CA

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras: conselho aprova a distribuição de dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar Avança a R$ 5,15 com Clima Global e Fiscal

Rodrigo Mahbub Santana

Mudanças no Perse geram economia de 30 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário