Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mercado livre de energia cresceu 10,6% em 2022 e já representa 36,4% do consumo total de eletricidade do Brasil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado livre, no qual é possível escolher o seu fornecedor de energia elétrica, encerrou 2022 com 36,4% de participação no total do consumo brasileiro. O ambiente somava, ao final de dezembro do ano passado, 10.983 agentes, 10,6% a mais do que em 2021. Como cada um deles pode representar várias fábricas ou estabelecimentos, o número de unidades habilitadas no segmento chegou a 29.549, uma alta de 15,6% no comparativo anual.

Em uma análise regional, Pará e Minas Gerais são os únicos estados onde o ambiente livre já representa mais da metade do consumo total de energia, sendo 54% e 52%, respectivamente. Entretanto, em volumes absolutos, São Paulo liderou no último ano, com cerca de 7 mil megawatts médios direcionados para o segmento livre, seguido por Minas Gerais (3,9mil MW médios) e Paraná (1,8 mil MW médios).

Leia mais  Geração de energia renovável bateu recorde em 2022, aponta CCEE

Na apuração por setores da economia, a maior parte das mais de 29 mil unidades consumidoras está concentrada nos ramos de Comércios (10.949) e Serviços (5.591). Alimentos (3.538), Manufatura (3.044) e Minerais Não-Metálicos (1.619) aparecem em seguida.

Ampliação do mercado livre

A CCEE tem contribuído ativamente para a abertura do mercado livre para mais consumidores, com contribuições junto ao Ministério de Minas e Energia — MME e a Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL. O objetivo é garantir que o processo seja sustentável, contínuo e previsível. No entendimento da organização, essa transformação deve ser acompanhada por aprimoramentos regulatórios e pelo fortalecimento da figura do comercializador varejista, que será o responsável por representar os consumidores no dia a dia da comercialização de energia.

Em setembro o MME publicou a Portaria 50/2022, que permite que todos os consumidores ligados na alta tensão, como indústrias e médias empresas, possam operar no mercado livre a partir de 2024. A pasta também abriu uma Consulta Pública para contribuições do mercado com relação ao cronograma de abertura para residências, pequenas empresas, unidades rurais e do serviço público.

Leia mais  Energia Solar pode diminuir a emissão de até 6 bilhões de toneladas de CO2 até 2050

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Brasil bate recorde de investimentos em transição energética
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Guia do Investidor

“Estamos jogando fora boa parte da produção de energia”, diz especialista

Guia do Investidor

Preço médio da energia solar cai 11% para residências no 3º trimestre do ano, aponta estudo da Solfácil

Guia do Investidor

Calor eleva consumo de energia elétrica no começo de outubro, destaca CCEE

Guia do Investidor

Veja dicas para economizar energia durante onda de calor no Brasil

Guia do Investidor

Onda de calor faz brasileiros consumirem mais 6,2% de energia em setembro, maior aumento do ano

Guia do Investidor

Deixe seu comentário