Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Por que a inflação na Argentina é tão alta?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Argentina tem enfrentado uma crise e por esse motivo a sua inflação tem ficado em um patamar elevado. Desse modo, alguns fatos ajudam a entender o porque dessas oscilações na economia do país.

Nesse sentido, a moeda Argentina tem obtido uma grande desvalorização a cada ano, enquanto a taxa de inflação só cresce. Então, vamos analisar e entender o porque isso vem ocorrendo no país vizinho.

A Argentina e a alta na inflação

Certamente um dos assuntos mais comentados atualmente é sobre a crise na argentina que assola o país a alguns anos. Pois, essa crise econômica tem contribuído para elevar a taxa de inflação do país.

Além disso, a moeda local, ou seja, o peso argentino também tem sentido esse impacto e tem se desvalorizado bastante. A situação se tornou tão complicada que foi necessário recorrer a ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional).

A inflação é um tipo de medição dos preços de uma determinada economia e quando ela aumenta as coisas complicam. Assim, quando ocorre a queda no consumo de produtos/serviços, a renda e o emprego tendem a diminuir.

Leia mais  Receita recebe 4,6 mil doações diretas para fundos sociais, via IR

Então, os dois principais causadores desse aumento da inflação na Argentina são:

  • Os produtos do mercado interno possuem pouca oferta
  • Ocorre uma fuga nos capitais

Ou seja, se a quantidade de produtos é baixa no mercado eles tendem a ser mais procurados pelas pessoas. Consequentemente os preços ficarão maiores e assim a inflação aumentará consideravelmente.

Em resumo, a fuga nos capitais é quando as empresas e fábricas deixam um determinado país, diminuindo o dinheiro. Nesse sentido, os preços aumentarão tanto no comércio quanto no mercado financeiro.

Além disso, quando um produto precisa ser importado seu valor será mais alto, o que também ajuda nesse aumento. Assim, se o dólar estiver alto haverá o encarecimento do produto. Portanto, a alta na inflação argentina, basicamente está ligada a esses fatores explicados anteriormente.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.

Leia mais  Fintech vai dar empréstimo a MEI cobrando 1% ao mês

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Lula diz que investimento em defesa fortalece economia
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma regulamenta tributação em viagens entre estados

Agência Brasil

Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Agência Brasil

Semana que vem deve sair votação de projeto para novo Dpvat

Agência Brasil

Reforma prevê imposto reduzido para 18 profissões liberais

Agência Brasil

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Agência Brasil

Imposto do Pecado: Alimentos ultraprocessados ficarão de fora

Agência Brasil

Deixe seu comentário