Guia do Investidor
dinheiro real 1 628x353 1
Colunistas

Se tempo é dinheiro, gasta menos quem chega na frente

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em tempos difíceis, de metas arrojadas, aperto nos gastos e redução em investimentos, os líderes empresariais precisam constantemente buscar soluções eficientes e rentáveis para seus negócios. Com isso, abrem-se os caminhos disruptivos, inovadores e que, muitas vezes, seguem tendências internacionais. Em 1998, a Suécia implementou o Programa Authorized Economic Operator (AEO), que buscava certificar companhias importadoras e exportadoras com uma espécie de “selo de qualidade” aduaneira. Uma vez certificada, a empresa era direcionada, preferencialmente, a um canal de liberação imediata e sem fiscalização aduaneira. Essa medida, por si só, acelerou muito o fluxo de entrada e saída de mercadorias nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres internacionais. A ideia foi tão bem recebida que logo foi implementada por outros países da comunidade europeia, além de nações de Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

Leia mais  Melhores Fundos Imobiliários de Março de 2020

Aqui no Brasil, a iniciativa recebeu o nome de Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), sendo lançada pela Receita Federal em 2014 e, desde então, vem recebendo a cada ano um número crescente de adesões. Segundo dados federais, apenas em dezembro de 2022, mais de um quarto (26%) das declarações de importações e exportações foram realizadas por meio de empresas certificadas como OEA. Ademais, até o momento, a Receita já emitiu cerca de 700 certificações OEA e outras 230 novas solicitações seguem sob análise dos fiscais.

Vale ressaltar que os custos e as taxas de estadias e transportes internacionais, o chamado demurrage, são extremamente pesados no Brasil. E, como diz o ditado, tempo é dinheiro. Nesse sentido, o OEA torna tudo literal, quando se compara o tempo médio de um desembaraço aduaneiro entre as empresas não certificadas e as certificadas. Enquanto as primeiras lidam com burocracias e entraves que podem levar mais de 32h para serem solucionados, as companhias que possuem OEA levam pouco mais de 1h30 para lidar com quaisquer desembaraços. Esse exemplo seria no modal marítimo, o mais demorado e custoso. Já no modal aéreo, o tempo médio cai de quase 20h para menos de uma hora para as organizações certificadas e, no modal rodoviário, os processos passam de 10h30 para pouco mais de meia hora.

Leia mais  7 em cada 10 brasileiros afirmam que já se organizaram para investir dinheiro

Como dito anteriormente, tempos difíceis exigem soluções eficientes. E os números evidenciam que as organizações brasileiras entenderam que essa certificação é fundamental para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. E que, definitivamente, não aceita perder tempo.

Por Elson Eduardo Bueno, sócio na área Tributária e Líder nos Projetos OEA na KPMG Brasil.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Brasileiro sonha com dinheiro extra para comprar imóvel
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Debêntures indexadas têm a maior rentabilidade de janeiro

Guia do Investidor

Demanda por crédito caiu 13% em 2023

Guia do Investidor

Décimo terceiro: o que fazer e onde investir?

Guia do Investidor

4 de 10 brasileiros afirmam que raramente sobra dinheiro no mês

Guia do Investidor

13º salário: confira dicas de como utilizar bem o dinheiro extra

Guia do Investidor

Os erros financeiros que se deve evitar no fim do ano

Guia do Investidor

Deixe seu comentário