Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

União Européia pode receber ajuda de € 500 bilhões

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A proposta dos dois países, a Comissão européia emprestaria dinheiro aos mercados financeiros.

A França e a Alemanha propuseram a criação de um fundo de recuperação de € 500 bilhões numa tentativa de desenterrar a União Européia da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus.

Sendo assim a proposta conjunta das principais potências da UE, a Comissão Europeia emprestaria dinheiro nos mercados financeiros e o utilizaria para complementar os gastos no orçamento conjunto de sete anos da UE, que começará em 2021.

“Acredito que é uma transformação muito profunda e é disso que a União Europeia e o mercado único precisavam para se manter unida. É o que a zona do euro precisa para permanecer unida ”, disse o presidente da França, Emmanuel Macron .

O anúncio da injeção de 500 bilhões se dá uma semana antes de a Comissão Europeia apresentar suas propostas sobre como pagar pelo fundo de recuperação, que foi elaborado em coordenação com os Estados membros para responder a uma previsão de desaceleração.

O plano de recuperação foi bem recebido por países como Espanha e Itália , que pressionaram por uma maior integração fiscal no bloco para amenizar os desequilíbrios econômicos entre as economias mais fracas e mais fortes que às vezes colocavam em risco a zona do euro.

Leia mais  Alerta: dívida pública deve passar de 100% do PIB

Em vez de ser concedido como empréstimos a países já endividados, o dinheiro emprestado pela Comissão seria gasto com o orçamento da UE de acordo com a necessidade e seria reembolsado através de contribuições dos Estados membros no longo prazo.

Vale destacar que as propostas sobre o fundo de recuperação estavam num impasse devido a discordâncias entre um grupo liderado pela Itália que busca uma ajuda “financeira” e um outro grupo chamado bloco “frugal”, que incluem Holanda e Áustria, que são cautelosos com o compartilhamento de encargos e uma UE mais endividada.

Com isso resta ver se a proposta franco-alemã irá ser aprovada, mas o apoio das duas principais potências da UE elevou as expectativas de que o acordo pode ser concretizado, isso fará com que o Euro se fortaleça.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  200 dias de governo: confira balanço do que foi feito
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Uniao Europeia abre investigação contra Apple, Alphabet e Meta

Paola Rocha Schwartz

Alemanha ultrapassa Japão como 3ª maior economia global

Guia do Investidor

UE: Montadoras registram lucros variados e Reino Unido em recessão

Guia do Investidor

PIB do Reino Unido confirma recessão com queda de 0,3% no 4º trimestre

Guia do Investidor

Taxa de Desemprego na zona do euro registra queda de 6,4%

Miguel Gonçalves

Problemas ambientais no Brasil devem dar fim a acordo mercosul-UE

Guia do Investidor

Deixe seu comentário